terça, 23 de abril de 2024
Exploração ambiental

Foto de "rios de ouro" da Nasa evidencia impactos ambientais dos garimpos ilegais na Amazônia

12 fevereiro 2021 - 11h42Por Redação SpaceMoney
"Rios de ouro""Rios de ouro" - Crédito: Nasa

A imagem das trilhas douradas que cortam a porção peruana da Floresta Amazônica pode até parecer bonita, mas os poços cavados para a mineração ilegal, que geram o efeito de “rios de ouro”, evidenciam a escala do desmatamento que se estende pela região de Madre De Dios, no sudeste do Peru.

A foto, que foi feita por um astronauta da Estação Espacial Internacional em dezembro do ano passado, mostra centenas de bacias cheias d’água formadas após a remoção da vegetação. Segundo a Nasa, esses poços normalmente ficam escondidos, mas foram iluminados pela luz solar no momento da captura.

 De acordo com informações da BBC Brasil, a área fotografada abriga cerca de 30 mil mineradores ilegais que tiram o sustento do metal. Como consequência, cerca de 9 mil hectares da Amazônia já foram desmatados no país, que é um dos maiores exportadores de ouro do mundo, até 2019.

Além da remoção da vegetação, o garimpo traz outras consequências negativas para a floresta e comunidades locais. O mercúrio utilizado na extração, por exemplo, é liberado nos rios e na atmosfera, envenenando a população e causando ainda mais danos ambientais.