sexta, 26 de abril de 2024
Prévia

Fique por dentro das 5 principais notícias do mercado desta segunda-feira (28)

Veja o que movimenta os mercados nesta segunda-feira, 28 de junho

28 junho 2021 - 09h18Por Investing.com

Por Peter Nurse e Ana Carolina Siedschlag, da Investing.com - Conta de luz segue mais cara no Brasil, enquanto a variante delta do coronavírus parece prestes a interromper a temporada de férias na Europa.

O presidente Emmanuel Macron, da França, sofre um revés nas eleições regionais, enquanto o Reino Unido se torna o mais recente país a proibir a Binance.

Veja o que movimenta os mercados nesta segunda-feira, 28 de junho.

1. Conta de luz
As contas de luz no Brasil seguirão com bandeira tarifária vermelha patamar 2 no mês de julho, que prevê o maior custo adicional em momentos de menor oferta no sistema, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta sexta-feira, em meio à seca nas principais bacias hidrográficas.

O valor a ser pago pelos consumidores, porém, será informado somente na próxima terça-feira (29), data em que a atualização dos valores das bandeiras será deliberada pela diretoria da Aneel, acrescentou a agência.

A bandeira mais custosa do sistema da agência já havia sido adotada em junho, até então com custo adicional de 6,243 reais para cada 100kWh consumidos.

O acionamento da bandeira vermelha patamar 2 ocorre diante da grave crise hídrica enfrentada pelo Brasil, que afeta as operações de geração de energia hidrelétrica e obriga um acionamento maior de recursos termelétricos, mais custosos.

2. Europa enfrenta a variante Delta da Covid
A corrida começou para salvar a temporada de férias na Europa, já que a cepa Delta, altamente contagiosa, do vírus Covid-19 ameaça resultar em mais restrições às viagens no início do verão.

O número de casos da variante no Reino Unido subiu para mais de 35.000 na semana passada, um aumento de 46% em relação à semana anterior, razão pela qual o governo local optou por atrasar a reabertura completa do país por um mês.

Uma cúpula da União Europeia (UE) falhou no final da semana passada em chegar a um acordo sobre uma linha comum para os requisitos de quarentena para viajantes do Reino Unido, com países que dependem da receita do turismo resistindo à pressão da alemã Angela Merkel por um requisito de quarentena em toda a UE para as chegadas de britânicos.

A vacinação na Europa melhorou após um início lento, mas ainda apenas cerca de 30% das pessoas estão totalmente inoculadas, muito abaixo dos níveis britânicos.

A África do Sul aumentou o status de alerta e Sydney anunciou um bloqueio de duas semanas para lidar com surtos da variante, que foi identificada pela primeira vez na Índia.

3. Ações perto da estabilidade; pacote de infraestrutura no radar
As ações dos EUA devem abrir praticamente inalteradas na segunda-feira, permanecendo perto de níveis recordes enquanto os investidores digerem um potencial novo acordo para investimentos em infraestrutura nos EUA.

Às 9h02, os futuros do Dow Jones e do S&P 500 caíam perto de 0,1%, enquanto os do Nasdaq 100 subiam 0,2%. O EWZ, fundo de índice que reflete o Ibovespa em Wall Street, caía 0,15% na pré-abertura.

O potencial acordo bipartidário para investimentos em infraestrutura de US$ 1,2 bilhão anunciado no final da semana passada parece mais provável de acontecer depois que o presidente Joe Biden retirou a ameaça de vetar a medida a menos que um plano de gastos democrata separado também seja aprovado pelo Congresso.

4. Binance não é bem-vinda no Reino Unido
A Binance, uma das maiores exchange de criptomoedas do mundo, foi condenada a cessar todas as atividades regulamentadas no Reino Unido após uma revisão de suas operações pela Autoridade de Conduta Financeira, em um novo revés para aqueles que esperam que ativos criptográficos possam se tornar parte do setor financeiro global dominante.

A FCA não forneceu uma explicação para sua decisão, mas exigiu que todas as empresas que oferecem serviços relacionados a criptomoedas se registrassem desde janeiro e mostrassem que cumprem as regras de combate à lavagem de dinheiro.

O Reino Unido não é o único a se preocupar com a bolsa, com agências equivalentes no Japão e na Alemanha alertando os investidores nos últimos tempos sobre a possibilidade de a Binance violar regras.

Mesmo assim, os ativos digitais estão em alta na segunda-feira, com o Bitcoin, a maior criptomoeda por capitalização de mercado, subindo 2,19% a US$ 34.017,2.

5. Macron tem revés nas eleições regionais
O presidente francês Emmanuel Macron teve um revés nas eleições regionais de domingo, com o partido centrista ganhando apenas cerca de 10% dos votos.

No entanto, os rendimentos dos títulos franceses caíram devido ao fracasso do National Rally de extrema direita de Marine Le Pen. Ela concorreu contra Macron nas eleições presidenciais de 2017, ao defender a retirada da França da União Europeia.

Os primeiros resultados indicaram que os principais vencedores foram vários partidos de centro-direita, incluindo a principal oposição Les Républicains, que teve o apoio de 29,3% dos eleitores.