sexta, 26 de abril de 2024
Prévia

Fique por dentro das 5 principais notícias do mercado desta terça-feira (18)

Aqui está o que você precisa saber sobre os mercados financeiros na terça-feira, 18 de maio

18 maio 2021 - 09h18Por Investing.com

Por Geoffrey Smith e Ana Carolina Siedschlag, da Investing.com - A Eletrobras fica no centro das atenções com mudanças no texto da MP da privatização. O dólar caiu para o nível mais baixo em quase três meses, com as autoridades do Federal Reserve continuando a minimizar as preocupações com a inflação. Os preços das commodities subiram novamente.

Walmart (NYSE:WMT) (SA:WALM34), Home Depot (NYSE:HD) (SA:HOME34) e Macy’s (NYSE:M) (SA:MACY34) divulgam resultados, e a Agência Internacional de Energia emite um alerta sobre o que é necessário para mitigar as mudanças climáticas.

Aqui está o que você precisa saber sobre os mercados financeiros na terça-feira, 18 de maio.

1. Privatização da Eletrobras; Argentina e carne bovina
O Valor Econômico destaca uma nova discussão em torno da privatização da Eletrobras (SA:ELET3), a dois dias da votação na Câmara dos Deputados, após a consultoria política Arko Advice ter recebido uma minuta de um relatório preparado pelo deputado Elmar Nascimento (DEM-BA) da MP da desestatização.

O texto estaria prevendo que mais de R$ 40 bilhões em recebíveis poderiam ser retirados da companhia por meio de indenizações que vinham sendo pagas pelo próprio governo desde 2013.

Na Argentina, o presidente Alberto Fernández comunicou, em reunião com representantes dos frigoríficos, a suspensão das exportações de carne bovina do país por um mês. A decisão afeta os frigoríficos brasileiros Marfrig (SA:MRFG3) e Minerva Foods  (SA:BEEF3), este sendo líder do abate no país vizinho.

Lá fora, o EWZ, principal ETF brasileiro negociado no exterior, avançava 0,63% no pré-mercado em Nova York.

2. Dólar atinge mínima de três meses com commodities em alta
O dólar caiu para o menor patamar em quase três meses depois que novos comentários de autoridades influentes do Federal Reserve restaurar a confiança em um período prolongado de política monetária acomodativa.

Às 9h02, o DXY, o índice do dólar, que acompanha a moeda contra uma cesta de pares, caiu 0,41% - um movimento intradiário relativamente grande - para 89,8.

O movimento de baixa foi iniciado pelo vice-presidente do Fed, Richard Clarida, que disse na quinta-feira que os números de inflação acima do esperado não eram motivo para a autoridade começar a reduzir as compras de ativos.

Como é geralmente o caso, o dólar mais fraco apoiou os preços das commodities, com os produtos agrícolas subindo mais: Os futuros do café em Londres subiram mais de 3%, enquanto os futuros do milho, da soja e do trigo avançaram acima de 1%.

3. Ações devem abrir em alta; Walmart, Home Depot em foco
As ações dos EUA devem abrir em alta mais tarde, compensando todas as perdas que sofreram na segunda-feira.

Às 9h03, os futuros do Dow Jones subiam 0,16%, enquanto os do S&P 500 avançavam 0,18% e os do Nasdaq 100 tinham alta de 0,54%.

As ações que provavelmente estarão em foco mais tarde incluem as da Home Depot, do Walmart e da Macy’s, todos divulgando balanços antes da abertura. Os dados de início de construção e licença de construção de abril, às 9h30, devem mostrar que o mercado imobiliário ainda está operando em um nível historicamente alto.

4. Ações europeias atingem novas máximas
As ações europeias registraram novas máximas pós-pandemia com os ações ligadas à atividade cíclica se beneficiando da mudança gradual nas preferências dos investidores globais para o crescimento.

O índice alemão DAX atingiu um recorde histórico após o Tribunal Constitucional do país efetivamente parar as tentativas dos críticos do euro de impedir as compras de títulos do governo pelo BCE.

O índice italiano FTSE MIB atingiu a maior alta desde que a pandemia estourou com a grande seguradora e gestão de ativos Generali (MI:GASI) relatando fortes resultados, enquanto os bancos em toda a região subiram à medida que os rendimentos dos títulos continuaram a chegar perto de zero. O PIB da Zona do Euro foi confirmado como tendo encolhido 0,6% no primeiro trimestre, conforme esperado.

5. IEA alerta sobre metas climáticas
A Agência Internacional de Energia disse que o mundo precisa parar todos os novos investimentos em petróleo, gás e carvão se quiser cumprir as metas do Acordo do Clima de Paris sobre o aquecimento global.

O think-tank com sede em Paris, que foi estabelecido para garantir a segurança energética das economias avançadas, disse que qualquer coisa a menos significará que a temperatura média global aumentará em mais de 1,5 grau Celsius.

Se adotados pelos governos ocidentais, os avisos da IEA pressagiam impostos mais altos sobre as emissões de carbono e maiores incentivos para a produção de energia mais limpa. No entanto, os alertas chegam perto de dizer que a meta é impossível e também podem encorajar os céticos do clima a pressionar por objetivos mais fracos de longo prazo para a redução de emissões.