quinta, 09 de dezembro de 2021
Prévia

Fique por dentro das 5 principais notícias do mercado desta segunda-feira

Aqui está o que você precisa saber sobre os mercados financeiros na segunda-feira, 2 de maio

03 maio 2021 - 08h45Por Investing.com

Por Geoffrey Smith e Ana Carolina Siedschlag, da Investing.com - Ação antitruste da Epic Games contra a Apple (SA:AAPL34) (NASDAQ:AAPL) chega a um tribunal da Califórnia. A União Europeia permitirá a entrada de turistas totalmente vacinados, enquanto a fábrica da Tesla na Alemanha enfrenta outro atraso de seis meses.

Aqui está o que você precisa saber sobre os mercados financeiros na segunda-feira, 2 de maio.

1. Esperança e CPI inicia no Senado
O jornal O Globo destaca que o Brasil abre a semana com aproximadamente 11 milhões de novas vacinas contra o coronavírus à disposição. Segundo a publicação, o país pode chegar a 80,5 milhões de imunizados em junho, ou todas as categorias prioritárias, se mantiver a taxa de vacinação de 1,5 milhão por dia.

Neste domingo, o Brasil registrou 1.202 novos óbitos causados pela Covid-19, o que leva o número total de mortos pela doença a 407.639, de acordo com informações do Ministério da Saúde. Foram notificados ainda 28.935 novos casos, com o total de infecções confirmadas no país alcançando 14.754.910 desde o início da pandemia, em março de 2020.

Essa semana inicia a CPI da Covid no Senado. Na terça-feira, começo de trabalho, serão ouvidos os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich. Na quarta-feira, será a vez do ex-ministro Eduardo Pazuello e, no dia seguinte, o atual ministro Marcelo Queiroga será ouvido.

Enquanto isso, com manifestações a seu favor acontecendo em várias capitais do país, o presidente Jair Bolsonaro usou neste sábado um helicóptero das Forças Armadas para sobrevoar a Esplanada do Ministérios, onde algumas centenas de pessoas se reuniram.

Manifestações aconteceram, além da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, em Copacabana, no Rio de Janeiro, na Avenida Paulista, em São Paulo, e no Parque Moinhos de Vento, em Porto Alegre, além de outras capitais.

2. Epic x Apple vai ao tribunal
Uma das ações legais corporativas mais importantes dos últimos anos chega a um tribunal distrital dos EUA, em Oakland, Califórnia, nesta segunda-feira. A Epic Games, a criadora do jogo incrivelmente popular Fortnite, tenta provar que a forma como a Apple administra sua App Store é discriminatório e anticompetitivo.

O caso é um marco na definição e limitação do poder de mercado das empresas de plataforma que, cada vez mais, atuam como guardiãs da internet para milhares de aspirantes a pequenas empresas. A disparidade em poder de mercado entre o primeiro e o último foi sublinhada na semana passada pelos enormes aumentos na receita e nos lucros relatados por empresas como a Apple e a Amazon (SA:AMZO34) (NASDAQ:AMZN) no primeiro trimestre.

O caso começa menos de uma semana depois das autoridades antitruste da UE decidirem que a Apple abusou de sua posição como operadora da loja de aplicativos em detrimento de outras empresas envolvidas no streaming, como o Spotify (SA:S1PO34) (NYSE:SPOT).

Separadamente, o canal de notícias japonês Nikkei relatou que a Apple está planejando cortar a produção de AirPods entre 25% e 30% este ano em resposta à perda de participação de mercado devido à concorrência mais barata.

3. UE acaba com restrição de viagens
A União Europeia deve acabar com a proibição de um ano de viagens não essenciais para o bloco, que estabeleceu para impedir a disseminação do Covid-19.

A Comissão Europeia propôs permitir viagens de países com baixas taxas de infecção, bem como permitir visitas de pessoas totalmente vacinadas. As medidas irão de alguma forma resgatar uma temporada de turismo de verão que tem grande importância econômica para o sul da Europa em particular.

A medida também reflete um aumento mais amplo na confiança de que o bloco está controlando sua epidemia à medida que o ritmo das vacinações aumenta. A Alemanha, a maior economia do bloco, vacinou mais de 1 milhão de pessoas na quinta e na sexta-feira. A UE agora espera ter pelo menos 70% de sua população imune à doença até o final de agosto, um mês antes do esperado.

4. Fábrica alemã da Tesla enfrenta atrasos
Outra ação que provavelmente estará em foco será a da Tesla (SA:TSLA34) (NASDAQ:TSLA), depois que a revista automotiva alemã Automobilwoche informar que a fábrica fora de Berlim está enfrentando novos atrasos no início da produção.

A Automobilwoche disse que o CEO Elon Musk deu à equipe de construção da fábrica mais seis meses para iniciar as operações, algo que coloca o início da produção em massa em janeiro de 2022. A empresa ainda está esperando as licenças finais para construir partes do empreendimento.

Já a Reuters informou que a Tesla está expandindo sua equipe de relações governamentais na China para lidar com o crescente escrutínio regulatório de lá.

5. Petróleo reverte queda, mas férias exercem pressão de baixa
Os preços do petróleo bruto operavam em leve alta, com os preços de outras commodities permaneceram relativamente firmes, já que um feriado na China e em parte da Europa esvaziaram a liquidez.

Às 8h30, os futuros do WTI subiam 0,35%, a US$ 63,80 o barril, enquanto os futuros do Brent tinham leve alta de 0,06%, a US$ 66,79.

Os dados da Commodity Futures Trading Commission na sexta-feira mostraram posições compradas especulativas líquidas em petróleo caindo para o nível mais baixo desde novembro, embora o posicionamento geral permanecesse otimista com adições líquidas às posições compradas em produtos refinados, notavelmente gasóleo. Os maiores aumentos de posição individual foram vistos em açúcar, café, trigo e cobre, no entanto.

No mercado acionário, os índices futuros operavam em alta na pré-abertura em Nova York. O Dow Jones Futuros, S&P 500 Futuros e a Nasdaq 100 Futuros subiam respectivamente 0,65%, 0,55% e 0,3%. Já o EWZ, fundo de índice que replica o Ibovespa em Wall Street, tinha leve alta de 0,06%.

Deixe seu Comentário

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Rev Content