domingo, 03 de março de 2024
Fundos de investimentos

FIIs: MARE11 capta R$ 161 milhões na primeira oferta de cotas

A projeção da gestora do ativo é de dividend yield médio de 15,1% no primeiro ano

13 outubro 2023 - 16h16Por Redação SpaceMoney

O fundo de investimento imobiliário (FII) MARE11 (Manatí Recebíveis Estruturados FII Cetipado), da gestora Manatí, anunciou o encerramento da oferta pública de distribuição primária da sua primeira emissão de cotas.

O FII, focado em crédito estruturado, captou R$ 161,7 milhões na operação, proveniente de investidores pessoas físicas e contou com a presença de mais de 3.300 cotistas. Sua característica de FII cetipado traz menor volatilidade junto ao investidor, uma vez que suas cotas são negociadas apenas em mercado de balcão, diferente do FII tradicional listado em bolsa. A XP (XPBR31) foi a coordenadora líder da oferta, com o Banco Daycoval como administrador.

A tese da carteira do MARE11 é investir majoritariamente em operações de crédito estruturado. A projeção da Manatí é de dividend yield médio de 15,1% no primeiro ano e a rentabilidade média dos ativos do pipeline de investimentos está em IPCA + 8,80% a.a. e CDI + 4,14% a.a.

Segundo a gestora, a oferta se destacou na comparação com operações semelhantes nas últimas semanas.

“Houve uma boa recepção do mercado, mesmo em um cenário desafiador de aversão a risco global”, destaca a casa, apontando a abertura das taxas futuras de juros no Brasil e no mundo.

“A volatilidade presente no cenário macroeconômico inevitavelmente impacta nas expectativas de juros e inflação, além de trazer incerteza aos empresários. Essa circunstância é propícia para investir em oportunidades de crédito estruturado, travando remunerações acima da média e com pacote de garantias robusto. De forma geral, o empresário vai continuar demandando capital, e o mercado de capitais é quem deve solucionar cada vez mais essa demanda”, completa a equipe de gestão da Manatí.