domingo, 28 de abril de 2024
Notícias

Federal Reserve mantém juros dos EUA no intervalo de 5,25% a 5,50% ao ano

No comunicado, a autarquia informou que os indicadores recentes sugerem que a atividade econômica se expandiu em um ritmo forte no terceiro trimestre

01 novembro 2023 - 16h44Por Mari Galvão
EUAEUA - Crédito: Shutterstock

O Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos), em decisão de política monetária nesta quarta-feira, 1º de novembro, manteve o intervalo da taxa de juros (fed funds) em 5,25% a 5,50% ao ano. 

 

No comunicado, a autarquia informou que os indicadores recentes sugerem que a atividade econômica se expandiu em um ritmo forte no terceiro trimestre. "Os ganhos de emprego moderaram-se desde o início do ano, mas permanecem fortes, e a taxa de desemprego manteve-se baixa. A inflação mantém-se elevada", diz o Fed.

 

Os membros do Comitê de Política Monetária (FOMC) afirmaram que o sistema bancário dos EUA é sólido e resistente. Além disso, indicaram que é provável que as condições financeiras e de crédito mais restritivas para as famílias e as empresas afetem a atividade econômica, a contratação e a inflação.

"A extensão desses efeitos permanece incerta. O Comitê continua muito atento aos riscos de inflação", ressalta o FOMC em comunicado. 

 

Enzo Pacheco, analista de mercados internacionais da Empiricus Research, afirmou que o comunicado e a decisão já eram esperados pelo mercado. No entanto, Pacheco ressaltou que nas projeções anteriores do Fed, ainda havia um aumento de 0,25 ponto percentual em 2023. 

 

Nicolas Borsoi, economista-chefe da Nova Futura Investimentos, pontuou que, embora o comunicado deixe em aberto a possibilidade de subir a taxa mais uma vez, o conteúdo sugere que as chances são remotas. 

"É um texto mais consistente com o fim de ciclo de alta do que um texto buscando expandir os graus de liberdade do FOMC pra, se necessário, subir os juros na decisão de dezembro", completa.