sexta, 26 de abril de 2024
IR 2021

Falta uma semana para o fim do prazo de entrega do Imposto de Renda 2021; veja como declarar

Contribuintes têm até o dia 31 de maio para envio da declaração. Data coincide com o primeiro lote de restituições pela Receita Federal

24 maio 2021 - 15h06Por Redação SpaceMoney

O prazo para declarar o Imposto de Renda Pessoa Física termina na próxima segunda-feira, dia 31. 

Abaixo, seguem alguns exemplos específicos a serem declarados pelos contribuintes.

Seguros

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre o que declarar no IR como, por exemplo, se é necessário declarar o seguro de vida, em que situações e como fazê-lo.

Embora as indenizações sejam consideradas rendimentos isentos, é fundamental informar o seu recebimento na declaração, para que a Receita Federal identifique a origem do recurso e o contribuinte não incorra em eventuais erros por informações incompletas ou incorretas.

Você confere aqui nesta matéria como fazer a declaração de seguros no seu IRPF.

Compra e venda de imóvel

Além de declarar a propriedade como um bem, o contribuinte precisa estar atento a ganhos com a valorização. Caso não tenha trocado de residência e tenha ganhado dinheiro com a operação, poderá ter de pagar 15% de imposto sobre a diferença.

Além da ficha “Bens e Direitos”, onde listará o patrimônio, o contribuinte precisa acessar o Programa de Apuração de Ganhos de Capital da Receita Federal.

Na plataforma, o vendedor precisará declarar a forma de pagamento e o custo do imóvel, além de detalhar as informações técnicas da propriedade e dados sobre o comprador. Com base nos dados, o Fisco cruzará as informações para detectar eventuais erros ou inconsistências.

Você confere aqui nesta matéria como fazer a declaração de compra e venda de imóveis no seu IRPF.

Consórcios

O volume de negócios realizados por meio de consórcios no Brasil somou R$ 163,63 bilhões em 2020, uma alta de 21,5% em relação ao ano anterior.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), havia 7,83 milhões de participantes ativos em dezembro do ano passado.

Agora, após o início da temporada de declarações do Imposto de Renda (IR) em 2021, todos os contribuintes que apostaram na modalidade, tenham sido eles contemplados ou não, devem incluir o consórcio entre seus informes.

Você confere aqui nesta matéria como fazer a declaração de consórcios no seu IRPF.

Plano de saúde

Cerca de 44,9 milhões de brasileiros possuíam algum tipo de plano de saúde médico ou odontológico em dezembro de 2020, segundo dados divulgados pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). 

Se você está entre esses consumidores e possui um plano de saúde empresarial com coparticipação, individual ou familiar, saiba que os gastos médicos, incluindo aqueles destinados aos “convênios”, são dedutíveis e podem fazer com que o contribuinte pague um valor menor no Imposto de Renda.

Você confere aqui nesta matéria como fazer a declaração de gastos de plano de saúde no seu IRPF.

Educação

Uma das maiores dúvidas giram em torno das deduções, principalmente das despesas com educação. O que declarar? O que deduzir? Como deduzir? Além disso, a escolha entre os dois modelos de declaração (simplificado ou completo) também confundem contribuintes.

Você confere aqui nesta matéria como fazer a declaração de gastos com educação no seu IRPF.

Criptomoedas

No dia 7 de maio de 2019, foi publicada a Instrução Normativa 1888, que obriga todas as corretoras de criptoativos, em solo nacional, a reportarem todas as movimentações de seus usuários. 

Você confere aqui nesta matéria como fazer a declaração das criptomoedas no seu IRPF.

Doações

As doações podem ser caracterizadas tanto pelos recursos enviados para ONGs e instituições de apoio a diversas causas sociais, quanto no auxílio de verba para parentes.

Você confere aqui nesta matéria como fazer a declaração de doações no seu IRPF.