segunda, 29 de abril de 2024
Títulos públicos

EUA: Treasuries de 10 anos superam 5% pela primeira vez em 16 anos

Declarações de Jerome Powell e Philip Jefferson, presidente e vice-presidente do Federal Reserve (Fed), respectivamente, são monitoradas por investidores

23 outubro 2023 - 08h08Por Lucas de Andrade

O principal rendimento do Tesouro (T-Note) de 10 anos finalmente ultrapassou a marca de 5% pela primeira vez em 16 anos nesta segunda-feira, 23 de outubro.

Nas últimas semanas, as Treasuries subiam à esteira de declarações de Jerome Powell e Philip Jefferson, presidente e vice-presidente do Federal Reserve (Fed), respectivamente.

De acordo com informações do site MarketWatch, o movimento foi atribuído por eles, em grande parte, ao aumento dos prêmios de prazo – a compensação não observável que os investidores exigem para suportar o risco de que as taxas possam mudar.

 

“Duas coisas destacaram-se no gráfico de pontos mais recente do FOMC – outro aumento das taxas pode ser apropriado, e a taxa de política mais elevada permaneceria em vigor por mais tempo do que os gráficos de pontos anteriores sugeriam. Na nossa opinião, o mercado do Tesouro aperfeiçoou as suas reações aos dados recebidos sobre a função de reação agressiva que o FOMC comunicou na sua reunião de setembro, posteriormente reiterada por vários oradores do Fed”, afirmaram analistas do Morgan Stanley.

 

  • O rendimento do Tesouro BX:TMUBMUSD02Y de 2 anos foi de 5,12%, um aumento de 1,3 pontos-base;
  • O rendimento do Tesouro BX:TMUBMUSD10Y de 10 anos foi de 5,01%, um aumento de 8,1 pontos-base;
  • O rendimento do Tesouro BX:TMUBMUSD30Y de 30 anos foi de 5,17%, um aumento de 8 pontos-base.