domingo, 14 de agosto de 2022
[OGF - VIP - SPACENOW DESKTOP - TESTE A/B - 22-6-2-22]
Acerto de contas com o leão

Deixou a declaração do imposto de renda para a última hora? Confira dicas para entregar no prazo

Segundo especialista, é importante entregar a declaração dentro do prazo, ainda que seja simplificada e, posteriormente, necessite de retificação para acrescentar as informações que ficaram de fora

31 maio 2022 - 12h36Por Redação Spacemoney
[HURST - MODELO 1 - BILBOARD TOPO 2 -970 X 250 CANAIS]
Imposto de RendaImposto de Renda - Crédito: Pexels

O prazo para declarar o imposto de renda 2022 termina nesta terça-feira (31), às 23h59. Se você deixou para entregar a documentação nas últimas horas, é melhor ficar atento a alguns detalhes. 

A professora de Direito Tributário da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio), Bianca Xavier, dá dicas preciosas aos contribuintes que deixaram para fazer a declaração do imposto de renda (IR) nesta terça.

Segundo a especialista, neste ano, os contribuintes não precisam ficar presos à necessidade de ter um computador para fazer a declaração do imposto de renda, pois a Receita Federal já permite que o programa de declaração do IR seja acessado por meio de tablets ou smartphones.

[OGF - VIP -  SQUARE DETALHE NOTÍCIA 300X 250 - TESTE A/B - 22-6-2022]

Outra dica é para quem tem carro. Neste ano, explica a professora da FGV Direito Rio, é imprescindível o número do Renavam − o Registro Nacional de Veículos Automotores. “A Receita Federal não está permitindo a transmissão da declaração sem o número do Renavam do veículo”, frisou.

Contudo, uma jogada para ganhar tempo, informa a docente, é utilizar o modelo de declaração pré-preenchida, disponível na página da Receita Federal.

A Receita Federal coloca os dados do ano anterior e ainda informações deste ano de exercício, explica a especialista. “Caso o contribuinte tenha recebido de pessoas jurídicas, tais informações já constam nesse modelo, bem como recibos médicos que já constam na página da Receita Federal”, acrescentou Bianca.

[HURST -  MODELO 2 - SQUARE DETALHE NOTÍCIA 300X 250]

A professora da FGV Direito Rio salienta que é interessante, para quem enviar neste final de prazo uma declaração apressada, acompanhar pelo portal E-CAC da Receita Federal o seu pedido. Nesse site é possível verificar o status da declaração e descobrir se não houve nenhum erro ou nenhuma pendência.

Quem não entregar a declaração dentro do prazo terá de pagar uma multa que varia de R$ 165,74 até 20% do imposto devido. Por isso, completa a especialista, é melhor entregar uma declaração simplificada dentro do prazo e, posteriormente, fazer uma retificação para acrescentar as informações que ficaram de fora.

[HURST -  MODELO 4 - SQUARE DETALHE NOTÍCIA 300X 250]

Deixe seu Comentário

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: