terça, 19 de março de 2024
Expansão nos ares

Embraer (SA:EMBR3) faz parceria com empresa dos EUA para vendas de avião agrícola

Fabricante brasileira afirmou que a parceria com a norte-americana é voltada para tecnologia, certificação, operação e futura comercialização do Pelican

23 setembro 2021 - 19h35Por Reuters
Funcionários ajeitam letreiro da Embraer durante exposição em Las VegasFuncionários ajeitam letreiro da Embraer durante exposição em Las Vegas - Crédito: REUTERS/David Becker

Por Alberto Alerigi Jr., da Reuters - A Embraer (SA:EMBR3) anunciou nesta quinta-feira parceria com a empresa norte-americana Pyka para a comercialização de uma aeronave elétrica, autônoma, e voltada a aplicações agrícolas.

A aeronave, Pelican, foi desenvolvida pela Pyka e, segundo a Embraer, é "o primeiro e único avião 100% elétrico autônomo com certificação comercial do mundo".

A fabricante brasileira afirmou que a parceria com a norte-americana é voltada para tecnologia, certificação, operação e futura comercialização do Pelican. As companhias afirmaram que buscarão oportunidades de potencializar serviços comerciais autônomos, conforme a operação do Pelican se desenvolver no Brasil nos próximos anos.

O modelo já soma mais de mais de 3.000 "missões autônomas...A tecnologia de propriedade da Pyka envolve software de controle de voo autônomo, computadores de bordo, baterias de alta densidade de energia, controladores de motor de alta densidade de potência e fuselagens de fibra de carbono certificadas", afirmou a Embraer.

As ações da Embraer subiram 12% nesta quinta-feira, impulsionadas por melhora na recomendação do papel pelo Goldman Sachs (NYSE:GS) e anúncio de encomenda de 100 aeronaves de pouso e decolagem verticais (eVtols) desenvolvidas pela Eve, subsidiária da fabricante brasileira, para aplicações de mobilidade urbana.