sábado, 27 de abril de 2024
Projeções

Embraer (EMBR3) reduz projeção de demanda por viagens aéreas

A demanda mundial por viagens aéreas, medida em receita por passageiro-quilômetro (RPK), vai crescer 3,2% ao ano (CAGR) nas próximas duas décadas, um pouco menos do que a taxa de 3,3% prevista no ano passado

19 julho 2022 - 10h22Por Redação SpaceMoney

Nesta terça-feira (19), a Embraer (EMBR3) publicou suas perspectivas de mercado para os próximos 20 anos para o segmento de aeronaves comerciais com menos de 150 assentos.

A demanda mundial por viagens aéreas, medida em receita por passageiro-quilômetro (RPK), vai crescer 3,2% ao ano (CAGR) nas próximas duas décadas, um pouco menos do que a taxa de 3,3% prevista no ano passado.

O crescimento mais fraco reflete uma desaceleração de curto prazo da economia global, os efeitos da pandemia e o impacto do conflito Rússia-Ucrânia.

Espera-se que os RPKs retornem aos níveis de 2019 até 2024.

Continuarão as tendências para o aumento da digitalização (home office, videoconferências) e regionalização (relocalização produtiva - reshoring), que surgiram no início da pandemia, e irão impulsionar a demanda por aeronaves de menor capacidade.

De acordo com a empresa, vai haver foco na flexibilidade da frota e na transição para tecnologias verdes.

Novas tecnologias verdes tendem a se concentrar em aeronaves de menor porte, onde as inovações são incialmente aplicadas antes da introdução em plataformas maiores.

Nesse contexto, aviões menores são elementos-chave para viagens aéreas mais sustentáveis, além de melhorar igualmente a conectividade.

A companhia também estimou uma demanda global por novas aeronaves comerciais de até 150 assentos de 10.950 unidades nos próximos 20 anos.

 

Tags: EMBR3, Embraer