quarta, 24 de abril de 2024
Setor bancário

Eleven: margens e qualidade da carteira são principais desafios dos bancos para 2021

05 janeiro 2021 - 16h36Por Redação SpaceMoney

A casa de análises Eleven Financial Research disse, em relatório divulgado na última segunda-feira (4), que tem uma visão positiva em relação aos bancos no próximo ciclo de inadimplência, mas que a pressão sobre as margens e a deterioração da qualidade da carteira são os principais desafios das instituições financeiras para 2021.

Apesar das dificuldades para este ano, a casa de análises prevê alta nos lucros dos bancos. A expectativa é de que haja uma expansão do lucro médio para os grandes bancos de 25% na comparação anual. O crescimento dos empréstimos é outro destaque, com previsão de novo nível de 8% a 12%.

A análise do custo de crédito da Eleven indica que um “desastre” para a qualidade dos ativos é “improvável”, mesmo em um cenário de uma taxa de desemprego maior.

Quer saber mais sobre como investir em ações? Fale com um assessor da Ipê Investimentos

Segundo o documento, a expectativa otimista vem após os números positivos e “resilientes” da terceira temporada de resultados de 2020, mesmo com o cenário de crise. A Eleven chama atenção para alguns pontos positivos que poderão fazer parte de um cenário favorável em 2021. Entre eles, destaca-se a transformação digital, que permitiu aos bancos cortes de custos em patamares elevados.

A preferência da casa de análises no setor de grandes bancos é por Bradesco (BBDC4), com recomendação de compra e preço-alvo de R$ 33. Dentre os bancos de investimento e digitais, a recomendação é o BTG Pactual (BPAC11), com compra e preço-alvo de R$ 113.

O ciclo de deterioração da carteira de crédito e a implementação do open banking, que deve contribuir para uma competição mais acirrada, são algumas das principais barreiras para o futuro, de acordo com a Eleven.