segunda, 15 de abril de 2024
SpaceMercado

Eletrobras (ELET3)(ELET6) e União estão perto de acordo para evitar reestatização, diz colunista

Empresa poderia aumentar os repasses para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para solucionar impasse

05 julho 2023 - 13h34Por Redação SpaceMoney
Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente eleitoLuiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente eleito - Crédito: Rovena Rosa, para a Agência Brasil

O governo federal e a Eletrobras (ELET3)(ELET6) podem estar mais perto de um acordo que evite a reestatização da companhia, informou a colunista Raquel Landim, na CNN Brasil.

O ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira (PSD-MG), teria sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante viagem à França, que a ex-estatal poderia aumentar os repasses para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

Assim, seriam antecipados os compromissos assumidos no processo de privatização, de forma a permitir uma redução da conta de luz dos consumidores.

De acordo com a jornalista, fontes próximas ao Palácio do Planalto disseram que a proposta “soou como música aos ouvidos”.

A Eletrobras (ELET3)(ELET6) possui o compromisso de aportar cerca de R$ 32 bilhões na CDE ao longo de vinte e cinco anos. Os primeiros R$ 5 bilhões foram aportados no ano passado.