sexta, 19 de abril de 2024
Commodities

EIA: estoques de petróleo dos EUA sobem inesperados 1,9 mi de barris na semana passada

Os estoques de destilados, que incluem diesel e óleo de aquecimento, aumentaram 3,806 milhões de barris na semana, contra as expectativas de uma queda de 122.000 barris

24 março 2021 - 13h20Por Investing.com

Por Liz Moyer, da Investing.com - Os estoques de petróleo dos EUA aumentaram inesperadamente na última semana, disse a Administração de Informação de Energia (EIA, na sigla em inglês) na quarta-feira (24).

Os estoques de petróleo aumentaram 1,912 milhão de barris na semana passada, em comparação com as expectativas dos analistas de uma queda de 272.000 barris.

Os estoques de destilados, que incluem diesel e óleo de aquecimento, aumentaram 3,806 milhões de barris na semana, contra as expectativas de uma queda de 122.000 barris, mostraram os dados da EIA.

“Deixando de lado o crescimento bruto, a outra grande surpresa neste conjunto de dados foi o salto inesperado nos destilados”, disse o analista Barani Krishnan do Investing.com. "Esse crescimento de 3,8 milhões em destilados foi claramente o resultado de menos óleo para aquecimento sendo necessário, pois as temperaturas aumentaram na semana passada."

O refino de petróleo bruto foi de 956.000 barris. A taxa semanal de utilização das refinarias foi de 5,5%, de acordo com o relatório da EIA.

Os estoques de gasolina aumentaram 203.000 barris na semana passada, disse a EIA, em comparação com as expectativas de um aumento de 1,186 milhão de barris.

“Do lado positivo, a produção de gasolina ficou quase um milhão de barris abaixo do previsto. E exceto por um aumento de 100.000 barris por dia na produção para 11 milhões de barris diários, tudo o mais parece benigno", disse Krishnan. "Isso mostra que as distorções da nevasca no Texas finalmente ficaram para trás. O mais encorajador é a melhoria contínua nas operações de refinarias, agora em 81,6% por cento da capacidade operacional contra 76,1% na semana passada. Quanto à ação do preço de hoje, o salto de 4% é essencialmente uma recuperação dos níveis de sobrevenda que alcançamos em uma janela de negociação de quatro sessões extremamente comprimida, em que perdemos cerca de 11% líquido. Relatos de um bloqueio temporário de embarcações no Canal de Suez também ajudaram na recuperação.”