sexta, 26 de abril de 2024
Avaliações

EDP Brasil (ENBR3) sofre impacto de crescimento econômico mais fraco, diz BTG

Temperaturas mais baixas também afetaram desempenho da empresa no quarto trimestre

19 janeiro 2022 - 08h12Por Investing.com
EDPEDP - Crédito: Reuters

Por Ana Beatriz Bartolo, da Investing.com - Com base nos dados operacionais do quarto trimestre de 2021 apresentado pela EDP (ENBR3), o BTG Pactual (BPAC11) destaca que os principais elementos que afetaram os volumes da empresa foram as temperaturas mais baixas e o crescimento econômico mais fraco no período.

Os volumes de São Paulo e Espírito Santo caíram 1,5%, comparado com os do mesmo intervalo de 2020, quando a expectativa do BTG era de uma alta de 2%.

No estado paulista, houve uma queda de 3%, enquanto no outro estado, a alta foi de 0,9%.

O resultado no Espírito Santo vem do aumento de 13,6% no consumo industrial, especialmente por causa de clientes ligados à mineração e à metalurgia.

De forma geral, o consumo residencial e rural caíram 5,5% e 14,1%, respectivamente, na comparação anual. Já o consumo comercial apresentou um leve recuo de 0,6%, enquanto o industrial aumentou 2,1%.

O BTG também destaca que para mitigar os impactos da escassez de chuvas, a EDP Brasil protegeu 24% de seu portfólio hidrelétrico no período entre outubro e dezembro, por meio de posições descontratadas e compra de energia.