sexta, 19 de abril de 2024
Planeje-se para aproveitar

E o Verão chegou: veja dicas para viajar neste fim de ano sem estourar as finanças pessoais

Veja como você pode se adaptar para ter um merecido descanso sem comprometer as contas do resto do ano

22 dezembro 2021 - 11h08Por Redação SpaceMoney
 - Crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Pesquisas recentes com pessoas que costumam viajar mostram que a maioria tem planos de retomar os passeios após vários meses de restrição.

Especialistas em finanças pessoais, no entanto, alertam que, nesta altura, não dá mais tempo de planejar com antecedência as férias. No entanto, é possível se adaptar para ter um merecido descanso sem comprometer as contas do resto do ano.

Luiz Crivelenti, gerente regional de investimentos na Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, ressalta que é preciso pelo menos 12 meses para planejar as férias adequadamente do ponto de vista financeiro. Como o verão chegou ontem (21), o plano de última hora precisa ser bem focado.

“Faça um bom planejamento do que vai gastar, considerando as despesas de toda a família para não ser surpreendido e estourar os limites. Outra tarefa é quitar as contas que são prioridades para não acumularem. Tente pagar pelo menos 50% da viagem à vista. Após isso, dividir a viagem em poucas parcelas é a melhor opção para não comprometer o orçamento do próximo ano”, orienta o especialista.

Usar o 13º para pagar as férias é uma tática muito comum aos brasileiros. Crivelenti alerta que isso pode não ser uma boa ideia: ao se gastar esse dinheiro, outras dívidas podem ser postergadas, criando-se um problema futuro nas finanças familiares.

O melhor a se fazer é usar o benefício para quitar as contas do começo do próximo ano, que são muitas, e que podem ter desconto à vista.  

Outro ponto de atenção agora é que mesmo quem não vai para longe, para evitar gastos, precisa considerar a gasolina em alta.

“Procure por lugares próximos da sua região, como as praias do litoral, resorts, clubes, para que possam viajar de carro e dividir os custos com a família toda”, aconselha Crivelenti.

Ainda de acordo com o especialista, para as férias do próximo ano, em janeiro de 2023, é possível planejar e organizar a viagem com calma, para conseguir fazer viagens mais robustas e, o melhor, sem dívidas.

Confira outras dicas do especialista:

Evite o exterior

Além do fator pandemia, que limita inclusive os destinos para os quais os brasileiros podem viajar, as taxas de câmbio para muitos destinos bastante procurados, como Estados Unidos e Europa, estão muito desfavoráveis.

Busque fora de temporada

O fim de ano é tradicionalmente uma época de alta procura. Se for possível evitar as datas de maior busca, aumentam as chances de encontrar pacotes de viagem que não estourem o orçamento.

Aposte em apps de descontos

Pesquisar é sempre importante para conseguir cumprir o orçamento. Os apps mostram ofertas para economizar no planejamento da viagem.

Muitos auxiliam na hora de encontrar passagens mais baratas e hospedagem, podendo acompanhar as variações do valor para o destino escolhido. 

Pesquise sua viagem em agências de turismo

Comprar passagens ou fechar pacotes em agências de turismo é uma boa opção. As agências conseguem ótimas tarifas, que o consumidor muitas vezes não encontra por conta dos contratos de parcerias.

O atendimento é personalizado, atende as expectativas do cliente e a agência resolve também todo o trabalho burocrático, como a documentação necessária, autorizações, vouchers de passeios, vistos, câmbio, etc.

Com informações de Tailor Made Comunicações.