sábado, 27 de abril de 2024
Expert XP

Diretor de Política Monetária do BC diz que autarquia seguirá tomando decisões técnicas

Sobre o arcabouço fiscal, Gabriel Galípolo ressaltou que a expectativa do Focus segue sendo por um déficit de 0,8% em 2024

01 setembro 2023 - 12h49Por Mari Galvão

O diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou que a autarquia continuará analisando os cenários de forma técnica para decidir sobre a taxa básica de juros, sem que haja interferência de fatores externos. 

Em relação ao arcabouço fiscal, ele pontuou que o governo passará por um teste neste primeiro momento, com atenção se os limites de gastos serão respeitados.

Galípolo ressaltou que, dentro das estimativas do relatório Focus, a mediana das expectativas para o déficit de 2024 está em 0,8%. 

"Qualquer cenário menor que 0,8% é uma boa notícia", apontou. No desenho final da regra, a expectativa do Ministério da Fazenda e do Planejamento é zerar o déficit no próximo ano. 

O diretor do BC, que tem conversas constantes com o mercado financeiro, afirmou que os temores sobre o novo texto são em relação ao aumento de arrecadação e receita vão funcionar na prática.