sexta, 19 de abril de 2024
Tendências

Dia do Consumidor 2022: veja 5 dicas para economizar de verdade e fugir de pegadinhas

De acordo com um levantamento realizado em fevereiro deste ano pela Opinion Box, plataforma de pesquisa de mercado, 42% do público têm intenção de aproveitar a data para comprar

10 março 2022 - 08h56Por Redação SpaceMoney

O Dia do Consumidor, 15 de março, promete ser comemorado com muitas promoções e descontos. A data, tão tradicional no varejo, celebra os direitos conquistados pelos consumidores e oferece condições especiais e preços atrativos. No ano passado, os lojistas chegaram a oferecer descontos de até 80%.

De acordo com um levantamento realizado em fevereiro deste ano pela Opinion Box, plataforma de pesquisa de mercado, 42% do público têm intenção de aproveitar a data para comprar.

De olho nessa demanda, a fintech Zippi separou cinco dicas para quem deseja aproveitar a data para economizar de verdade, sem precisar comprometer o orçamento.

Veja:

1. Saiba o quanto pode gastar: Conhecer bem a sua realidade financeira é essencial para evitar realizar compras que depois não poderá pagar. Cuidado com os parcelamentos, pois o risco de inadimplência é alto e, diante de descontos atrativos.

Ou seja, não adianta esperar até esta data para comprar um produto, sem ter o valor para o pagamento e entrar num ciclo negativo, uma verdadeira bola de neve.

2. Faça uma lista do que realmente pensa ou precisa adquirir: Em datas como esta, somos bombardeados por uma avalanche de ofertas, mas para não se endividar é preciso priorizar as suas necessidades. Uma dica é fazer uma lista dias antes da Semana do Consumidor com tudo que você precisa ou deseja.

Assim, você evita cair na tentação com algo que, na verdade, não queria ou não era sua prioridade.

"Aquela pergunta básica: 'eu preciso mesmo disso?' é essencial neste momento. Afinal, estamos em um período ainda delicado e, por vezes, optamos por uma compra simplesmente pelo impulso", orienta Andrea Avedissian, brand manager da Zippi. 

3. Comece a monitorar os preços dias antes: Para se certificar que o desconto oferecido em um produto ou serviço realmente vale a pena, é importante ficar de olho na variação de preços.

Uma boa dica é fazer uma pesquisa com antecedência dos valores dos produtos que pretende adquirir para ter certeza que, de fato, os descontos foram aplicados e então, basta aproveitar as promoções e oportunidades oferecidas na data.

Buscando rentabilidade na Bolsa de valores? Saiba como aumentar seus retornos com um assessor da Ipê Investimentos via WhatsApp.

4. Redobre a atenção para evitar golpes: Para evitar dores de cabeça com possíveis armadilhas, é importante ficar atento com a imagem da loja em sites de confiança e reputação como o Reclame Aqui ou o Procon, além de verificar se o site é seguro e possui o “https” na frente e o símbolo do cadeado ao lado do endereço.

E, acima de tudo, desconfie de promoções que pareçam muito boas para ser verdade.

Com informações de Fala Criativa.