sexta, 29 de março de 2024
Destaques do dia

Destaques: Trump avalia estímulos e EUA revisa PIB

22 dezembro 2020 - 09h45Por Investing.com

Por Geoffrey Smith, da Investing.com - O Congresso enviou o projeto de estímulo ao presidente Trump para assinatura. Os EUA divulgarão dados revisados do PIB para o terceiro trimestre (o Reino Unido revisou seus dados para cima durante a noite). A Apple está de volta ao negócio de carros autônomos e o petróleo enfrenta um teste com o primeiro de dois relatórios semanais sobre os estoques dos EUA.

Aqui está o que você precisa saber sobre os mercados financeiros na terça-feira, 22 de dezembro.

1. Senado envia projeto de estímulo a Trump

O Congresso dos EUA aprovou o projeto de lei de alívio do coronavírus de US$ 900 bilhões, enviando-o ao presidente Donald Trump para sua assinatura como lei.

Além disso, o Senado também aprovou um projeto de lei de US$ 1,4 trilhão que manterá o financiamento do governo até setembro.

O presidente eleito Joe Biden sinalizou que pressionará por um novo pacote de apoio assim que tomar posse. Os legisladores de ambos os lados reconheceram as deficiências do acordo, o que deixa grandes questões sem resposta sobre o financiamento dos governos locais e a potencial responsabilidade das empresas cujos funcionários pegaram coronavírus.

2. Revisões do PIB nos EUA e no Reino Unido

O calendário de dados relativamente vazio permitirá que os dados revisados do terceiro trimestre para Produto Interno Bruto americana, às 10h30 chamem mais atenção.

O número de crescimento anualizado tem mais probabilidade de ser revisado para cima do que para baixo em relação à leitura inicial de 33,1%.

Os analistas estão se concentrando nos gastos do consumidor, que fornecem um reflexo mais preciso da inflação nas circunstâncias atuais, porque se ajustam às mudanças de curto prazo nos padrões de gastos. Na primeira leitura, esse índice registrou alta de 3,5% no ano, bem acima da inflação oficial. Separadamente, os dados de vendas de casas existentes também serão divulgados às 12h00, horário de Brasília.

Durante a noite, o Reino Unido revisou em alta os números do terceiro trimestre para mostrar uma recuperação trimestral de 16%, mas ainda com queda anual de 8,6%.

3. Índices devem abrir em alta

Os mercados de ações dos EUA devem abrir em altaapós um desempenho surpreendentemente resiliente na segunda-feira, quando a visão dos bancos do país se preparando para retomar as recompras de ações acalmou os temores sobre a pandemia da nova cepa do vírus Covid-19 detectada na Europa e na África.

O Dow Jones Futuros tinha leve alta 0,01%, enquanto o S&P 500 Futuros e o Nasdaq 100 Futuros subiam 0,22% e 0,46%, respectivamente.

Ações que provavelmente estarão em foco mais tarde serão a Alphabet ({{NASDAQ:GOOGL) (SA:GOGL34) e Facebook (NASDAQ:FB) (SA:FBOK34), após novas revelações sobre a extensão de sua cooperação no mercado de publicidade online que os dois passaram a dominar. Os traders também estarão analisando se as ações da SolarWinds (NYSE:SWI) após uma queda de 40% em resposta a notícias sobre um hack devastador em agências governamentais dos EUA que explorou os pontos fracos em seu sistema.

4. Apple revive projeto de carro autônomo

A Apple (NASDAQ:AAPL) (SA:AAPL34) reviveu seus planos para construir e comercializar carros autônomos e tem como meta o lançamento de um produto em 2024, informou a Reuters durante a noite.

A empresa diminuiu seu chamado Projeto Titan depois de ver os problemas encontrados por outros como Uber (NYSE:UBER) (SA:U1BE34) e Google, e demitiu quase 200 pessoas no ano passado. No entanto, a Reuters informou que seus projetos avançaram a um ponto em que pode planejar chegar ao mercado de massa em pouco mais de três anos. Ele citou um novo design de bateria que poderia reduzir "radicalmente" o custo das baterias e aumentar o alcance do veículo.

Não está claro como a Apple abordaria a tarefa de fabricação em massa. Tradicionalmente, terceirizou esse processo para produtos como o iPhone, mas não há precedentes para isso entre as principais montadoras do mundo.

5. Petóleo cai antes de relatório da API

Os preços do petróleo bruto caíram novamente, mas com menos intensidade, após uma queda violenta na segunda-feira em resposta aos temores de que a descoberta de uma nova cepa do vírus Covid-19 poderia levar a bloqueios mais amplos e mais longos no novo ano.

O Reino Unido e a França ainda estão negociando sobre como e quando reabrir o Túnel do Canal da Mancha, uma artéria vital para o comércio, que foi fechado na noite de domingo como parte de uma proibição geral de chegadas do Reino Unido. O fechamento ameaça causar escassez de alimentos frescos no país se não for aberto rapidamente.

Mais tarde, o American Petroleum Institute relatará sua avaliação semanal dos estoques de petróleo dos EUA.