sábado, 20 de abril de 2024
Destaques do dia

Destaques: democratas preparam impeachment de Trump e Alemanha poderá estender lockdown

12 janeiro 2021 - 09h32Por Investing.com

Por Geoffrey Smith, da Investing.com - A Câmara votará um possível pedido ao vice-presidente Mike Pence para remover Donald Trump do cargo de presidente. Uma votação sobre o impeachment está marcada para quarta-feira (13) no (provável) evento de recusa de Pence. Angela Merkel avisa que a Alemanha pode precisar de mais 10 semanas de confinamento, enquanto uma série de dirigentes do Fed darão voz a pensamentos sobre quando será o melhor momento para começar a reduzir as compras de títulos. O American Petroleum Institute divulga dados semanais dos estoques de petróleo.

Aqui está o que você precisa saber sobre os mercados financeiros na terça-feira, 12 de janeiro.

1. Democratas se preparam para impeachment de Trump

O FBI alertou sobre protestos armados e violência potencial nos EUA durante a próxima semana, que culminará na posse de Joe Biden como presidente.

Os democratas da Câmara devem iniciar um processo de impeachment contra o presidente cessante Donald Trump depois que o vice-presidente atrasou em responder a uma chamada para que ele destituísse o magnata do cargo invocando a 25ª Emenda da Constituição. Uma moção apelando formalmente a Pence para agir deve ser votada hoje, com uma votação sobre o impeachment provavelmente acontecendo na quarta-feira.

Já a rede social de direita Parler disse que vai processar a Amazon (NASDAQ:AMZN) (SA:AMZO34) por se recusar a hospedar o serviço com a unidade de nuvem AWS. O Facebook (NASDAQ:FB) (SA:FBOK34) também anunciou na segunda-feira (11) que retirará do ar todo o conteúdo com o slogan “Stop the Steal”, ou "pare o roubo", popularizado por Trump após a eleição de novembro.

2. Dirigentes do Fed sugerem redução gradual das compras de títulos no final do ano

Uma série de falas de dirigentes do Federal Reserve deu a entender que eles estariam abertos à ideia de reduzir as compras de títulos do Fed até o final do ano. O presidente do Fed de Richmond, Tom Barkin, o de Atlanta, Raphael Bostic, e o de Dallas, Robert Kaplan, indicaram, em várias aparições públicas, um certo grau de abertura para diminuir o estímulo do quarto trimestre.

O rendimento dos títulos do Tesouro de 10 anos subiu ainda mais em resposta às declarações, para um novo máximo para o ano de 1,16%. Isso manteve o dólar apoiado contra o euro e outras moedas.

Haverá outra enxurrada de falas dos dirigentes nesta terça-feira, começando com Bostic novamente às 10h30, horário de Brasília, seguido pela governadora Lael Brainard às 10h35. Bostic e Kaplan falam às 13h, enquanto a presidente do Fed de Cleveland, Loretta Mester, e a de Kansas City, Esther George, falam às 14h e 15h, respectivamente.

3. Índices devem abrir em alta; fusão da Steris com a Cantel em foco

Os mercados de ações dos EUA devem abrir modestamente em alta, recuperando algumas das perdas de segunda-feira.

Às 9h30, o Dow Jones futuros subia 0,2%, enquanto o S&P 500 futuros avançava 0,3% e os futuros do Nasdaq, que tiveram as maiores perdas na segunda-feira, tinham alta de 0,3%.

As ações que provavelmente estarão em foco incluem, novamente, as empresas de redes sociais, que agora estão diretamente no meio de uma nova guerra entre o direito à liberdade de expressão e a repressão aos discursos de ódio. Também serão dignos de nota os fabricantes de dispositivos médicos Cantel Medical (NYSE:CMD) e STERIS (NYSE:STE), que o The Wall Street Journal relatou como estando em negociações de fusão.

4. Alemanha considera estender lockdown em 10 semanas; surto na China desacelera

A chanceler alemã Angela Merkel está considerando uma extensão de 10 semanas para o lockdown no país, que efetivamente garantiria que a maior economia da Europa permaneça reprimida por medidas anti-Covid-19 durante todo o primeiro trimestre.

As taxas de infecção do país têm melhorado nos últimos dias, mas ainda não o suficiente para satisfazer um governo que fez melhor do que a maioria no Ocidente para conter a pandemia. A Alemanha, com cerca de um quarto da população dos EUA, registrou apenas 41.000 mortes, em comparação com os 376.000 dos EUA.

Já a China relatou uma queda em novas infecções na região de Hebei, diminuindo as preocupações sobre a disseminação da nova variante de Covid-19 por lá. Enquanto isso, o primeiro-ministro Abe Suga, do Japão, indicou que pode estender o atual estado de emergência em Tóquio para outras prefeituras, incluindo Osaka e Kyoto.

5. Petróleo sobe antes dos estoques API

Os preços do petróleo bruto subiram para novas máximas de 11 meses, impulsionados por uma combinação de fatores que vão desde o lançamento mais rápido de vacinas nos EUA até as expectativas de uma recuperação nas viagens aéreas na Índia e temores de bloqueios na China.

Às 9h30, os preços dos futuros do petróleo WTI subiam 1,4%, a US$ 53,01 o barril, enquanto os futuros do Brent avançavam 1,5%, a US$ 56,51.

Às 18h30, o American Petroleum Institute apresentará a avaliação semanal dos estoques de petróleo bruto dos EUA. Os números da semana passada foram marcados pela rara ausência de importações da Arábia Saudita.