quarta, 24 de abril de 2024
Ibovespa

Desempenho da bolsa de valores pode dar sinais sobre crescimento do PIB, diz Inter

Os analistas ressaltam que essa correlação fica ainda mais evidente em períodos de maior volatilidade

21 maio 2021 - 17h52Por Investing.com

Por Ana Julia Mezzadri, da Investing.com - Em relatório distribuído na quinta-feira (20), analistas do Banco Inter (SA:BIDI4) exploram a correlação entre o desempenho da bolsa de valores, medido pelo Ibovespa, e o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

Diferentemente do que seria possível pensar, a relação entre os dois indicadores não é contemporânea, segundo o banco. Na realidade, a correlação mais significativa está no retorno do Ibovespa em um trimestre e o crescimento do PIB nos três meses seguintes. Ou seja: “o desempenho da bolsa de valores seria um indicador antecedente da atividade econômica”, explica o relatório.

O fato de não haver correlação contemporânea se dá por uma série de fatores, como a baixa representatividade das empresas listadas no total do PIB e a concentração de setores na bolsa.

O poder do Ibovespa de “antecipar” o crescimento econômico tem dois motivos principais: primeiramente, a valorização dos ativos financeiros está muito ligada ao aumento de confiança por parte dos empresários, e o aumento do valor das ações das empresas estimula investimentos em produção, empurrando o PIB para cima.

Em segundo lugar, o maior valor de mercado das ações também está ligado à confiança do consumidor. “A maior percepção de riqueza real pelos agentes estimula um consumo mais elevado, que por sua vez impacta na demanda agregada e no nível da atividade econômica nos meses seguintes”, dizem os analistas. 

Os analistas ressaltam ainda que essa correlação fica ainda mais evidente em períodos de maior volatilidade.