quarta, 24 de abril de 2024
Crédito

Descentralização do mercado de crédito ocorre de forma lenta no Brasil, aponta Capital Empreendedor

De acordo com a plataforma, a concentração continua entre os 4 maiores bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Itaú

22 junho 2021 - 13h55Por Redação SpaceMoney

Segundo a plataforma de crédito Capital Empreendedor, o Relatório de Economia Bancária no Brasil divulgado em 7 de junho pelo Banco Central do Brasil mostrou que a tendência de descentralização do mercado de crédito no Brasil para Pessoa Jurídica está ocorrendo de forma lenta. De acordo com a plataforma, a concentração continua entre os 4 maiores bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Itaú, com quase 50% do mercado.

A Capital Empreendedor diz que, de acordo com o relatório do Banco Central, é possível verificar que o crédito direto às pessoas jurídicas teve um forte aumento do saldo da carteira disponível para esse segmento, com um total de R$ 1,75 trilhão em 2020, registrando um aumento de 22,6% em relação ao ano anterior.

Segundo a análise, as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) aumentaram sua participação consideravelmente. O percentual do total da carteira de crédito saiu de 38% do total para 41,1%. As grandes empresas ficaram com 58,9% do total do saldo da carteira de crédito.

As atividades que tiveram os maiores aumentos de saldo de operações de crédito para pessoa jurídica foram: comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (+30,9%), Outros Serviços (+29,9%), Transporte, Armazenagem e Correio (+22,6%). O maior saldo de operações de crédito para pessoa jurídica foi para Indústrias de Transformação no valor de R$ 428 bilhões, um aumento de 21,6% com relação a 2019.

Para 2021, o relatório do Banco Central aponta que há expectativa de crescimento no saldo de crédito em todos os segmentos. Para o crédito às pessoas jurídicas, espera-se um crescimento de 5% para as grandes empresas e 8% para as MPMEs.

*Com informações de Máquina Cohn & Wolfe