sexta, 26 de abril de 2024
Criptoativos

Criação de ETFs de criptomoedas acelera e mostra mercado bilionário para Bitcoin (BTC) e criptos

Análise da Passfolio aponta que a criação de ETFs com exposição em criptomoedas vem crescendo nos EUA

22 março 2022 - 17h25Por Redação Spacemoney

A semana está sendo marcada pelo lançamento e anúncio de novos ETFs que proporcionarão aos investidores exposição indireta à criptomoedas.

O ETF Fount Token Economy acompanhará a indústria de NFT investindo em um índice composto por empresas de artes e entretenimento, jogos, blockchain e outras infraestruturas de NFT.

De acordo com o prospecto, “somente as empresas que devem obter mais de 50% de sua receita de uma Sub-Indústria de Tecnologia de Token podem ser incluídas no Índice”.

Como aponta uma análise sobre o assunto feita pela Passfolio, outro registro digno de nota é o ETF Digital Funds S&P 500 Bitcoin 75/25 Index, que investirá 75% de seus ativos em ações dos EUA dentro do S&P 500 e 25% em bitcoin, por meio de contratos futuros ou fundos globais.

“Estou curioso para ver qual será a demanda por um produto desse tipo. Investidores gostam de ETFs passivos/baratos e ETFs temáticos, mas esses produtos posicionados no meio do espectro tendem a ter mais dificuldade em levantar ativos”, diz David Gobaud, fundador e CEO da Passfolio.

Aconteceu também o lançamento do ETF ProShares Metaverse (VERS). O ETF rastreia o Índice Solactive Metaverse Theme. Por enquanto, detém principalmente empresas conhecidas, como Apple, Nvidia e Meta.

No entanto, existe uma sobreposição potencial entre o metaverso e as criptomoedas.

Uma definição de metaverso é que “ele consistirá em aplicativos descentralizados habilitados para blockchain que suportam uma economia de ativos e dados criptográficos de propriedade do usuário”.

Isso significa que todas as propriedades no metaverso podem ser NFTs e todas as transações realizadas em criptomoedas, por exemplo. Portanto, os ETFs do metaverso podem fornecer mais exposição às criptomoedas à medida que o mercado se desenvolve.

Os analistas da Passfolio também destacam que o Bitcoin subiu 9,2% na semana entre 14 e 20 de março, negociando consistentemente acima de US$ 40 mil desde 17 de março. Os dias mais voláteis foram 14 de março (+4,97%) e 20 de março (-2,27%). Os três ETFs de bitcoin dos EUA (BITO, BTF e XBTF) subiram cerca de 10% na semana.

Então, o que esperar?

A Passfolio destaca que em 26 de janeiro, a SEC propôs alterações à Regra 3b-16 do Exchange Act sobre a definição de “câmbio”, e isso pode ter um impacto direto nas exchanges de criptomoedas.

De acordo com a Latham & Watkins LLP, as novas definições podem trazer “portais online que fornecem acesso a exchanges descentralizadas que negociam ativos digitais e protocolos DeFi” dentro do escopo da SEC.

"Novas regulamentações só seriam aplicadas se os títulos fossem negociados na plataforma. No entanto, isso pode ser um passo para colocar as exchanges de criptomoedas sob o controle da SEC, especialmente considerando que há uma grande incerteza sobre quais ativos digitais são títulos e quais não são", destaca a empresa.

*Com informações do Cointelegraph