domingo, 28 de abril de 2024
SpaceMercado

Crédito de empresas brasileiras pode se estabilizar nos próximos trimestres, aponta Fitch

Progresso na reforma fiscal, início do ciclo de redução dos juros e queda da inflação são alguns dos fatores que podem impulsionar o movimento

23 agosto 2023 - 12h35Por Redação SpaceMoney
 - Crédito: Anthony DELANOIX via Unsplash

Em novo relatório, a Fitch Ratings afirmou que espera que ações negativas de rating para empresas brasileiras desacelerem no segundo semestre de 2023. A agência rebaixou 25 empresas em 2023, o que ultrapassa a quantidade no acumulado de 2021 e 2022.

“O ambiente de negócios no Brasil pode apresentar gradual recuperação e redução do risco de refinanciamento devido ao retorno seletivo dos mercados de dívidas local e internacional, e às trajetórias favoráveis da inflação”, afirma Natália Brandão, analista sênior de Finanças Corporativas.

Brandão explica que a recuperação dos indicadores econômicos e a velocidade e a magnitude dos cortes dos juros são fundamentais para a recuperação das métricas de crédito de diversos emissores.

 

Oferta de crédito

Os principais fatores que devem aliviar as pressões nos ratings e permitir maior equilíbrio entre rebaixamentos e elevações incluem uma expectativa de contínuo avanço da oferta de crédito e melhora gradual na atividade econômica, segundo a Fitch. 

O ambiente de negócios deve melhorar gradualmente nos próximos trimestres com o progresso na reforma fiscal, o início do ciclo de redução dos juros e a queda da inflação.

"Estes fatores tendem a favorecer a demanda e permitir gradual recomposição das margens e da alavancagem, principalmente em 2024", diz a agência.

As emissões domésticas retraíram-se 42% nos primeiros sete meses de 2023, mas indicaram uma recuperação em junho e julho. As emissões de bonds totalizaram USD5,9 bilhões no acumulado de 2023, o que excede o montante levantado em 2022.

O volume de bonds de empresas brasileiras vencendo até o final de 2024 é baixo e concentrado em emissores com forte qualidade de crédito.

Os vencimentos de dívidas das empresas da carteira da Fitch até o final de 2024 são relevantes, todavia, a maior parte foi emitida por companhias nas categorias ‘AAA(bra)’ ou ‘AA(bra)’.

As maiores preocupações da Fitch permanecem voltadas para as companhias classificadas nas categorias de ‘A(bra)’ ou abaixo, que possuem maior desafio para administrar os vencimentos de dívida, especialmente aquelas com exposição ao mercado de capitais.