terça, 19 de março de 2024
Corrida armamentista

Coreia do Norte diz ter testado novo míssil hipersônico

Míssil foi disparado da costa leste em direção ao mar

29 setembro 2021 - 09h08Por Reuters
MíssilMíssil - Crédito: Agência Lusa

Por Sangmi Cha, da Reuters - O míssil disparado a partir da costa leste da Coreia do Norte, nessa terça-feira (28), foi um novo míssil hipersônico desenvolvido recentemente pelo país, anunciou a agência estatal norte-coreana KCNA.

A Coreia do Norte disparou o míssil em direção ao mar a partir de sua costa leste, afirmaram as forças militares da Coreia do Sul, depois que o governo norte-coreano pediu que os Estados Unidos parem com seus "padrões duplos" sobre programas armamentistas, para que as negociações diplomáticas possam ser retomadas.

O desenvolvimento do sistema de armas aumenta a capacidade defensiva da Coreia do Norte, disse a KCNA.

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, não inspecionou o lançamento, de acordo com a reportagem.

"No primeiro lançamento-teste, os cientistas de Defesa Nacional confirmaram o controle de navegação e a estabilidade do míssil na seção ativa", informou a agência.

A KCNA  disse ainda que o míssil, chamado Hwasong-8, performou de acordo com suas especificações técnicas, "incluindo a manobrabilidade e as características de voo planador da ogiva hipersônica desanexada".

Tanto a Coreia do Norte quanto a Coreia do Sul fizeram testes de mísseis balísticos no dia 15 de setembro, no último episódio de uma corrida armamentista na qual os dois países desenvolveram armas cada vez mais sofisticadas, enquanto as iniciativas de negociações para diminuir as tensões se mostram infrutíferas.