Menu
Busca quinta, 28 de outubro de 2021
Adeus 2020

Conheça 7 projeções da XP Investimentos para 2021

09 dezembro 2020 - 13h00Por Redação SpaceMoney

Os analistas da XP Investimentos divulgaram na última segunda-feira (7) suas expectativas sobre assuntos relacionados à economia, aos mercados e aos investimentos em 2021.

Pandemia, vacinas, eleições no Brasil e nos EUA, perdas recordes e a falência de diversas empresas. O ano de 2020 foi marcado por um cenário devastador para o mercado financeiro. Diversos acontecimentos deixaram sua marca no que muitos consideram como uma das maiores crises globais de todos os tempos.

Entretanto, com a chegada de vacinas contra a Covid-19 – que mostraram boa eficácia nos testes pré-clínicos –, campanhas de imunização começando a acontecer pelo mundo e um leve esboço de recuperação econômica em alguns setores, os especialistas começam a realizar suas análises para o ano que vem.

Confira, abaixo, sete projeções dos analistas da XP para 2021.

1 - Otimismo para os EUA 

Apesar da eleição do democrata Joe Biden, a provável manutenção da maioria do Partido Republicano no Senado dos EUA seria um sinal verde para os mercados. Segundo a XP, isso significa que é possível que haja a aprovação de um pacote robusto de estímulos fiscais, em torno de US$ 2 trilhões, segundo estimativas.

A implantação de processos de vacinação rápidos, juntamente com um maior estímulo fiscal e uma postura de política monetária “mais acomodada” são alguns dos fatores que fazem a corretora acreditar que o país norte-americano deve apresentar crescimento no próximo ano. “Nossos modelos internos demonstram que a economia dos Estados Unidos deve contrair 3,5% em 2020 e expandir em torno de 5% em 2021”

2 - Euro...pa

A XP também tem uma visão positiva sobre a situação no continente Europeu. De acordo com os analistas, o desenvolvimento de uma vacina irá permitir que certos setores mais afetados com a crise causada pela pandemia se recuperem gradativamente. 

A expectativa da corretora de valores, porém, é de que a Zona do Euro apresente PIB negativo no quarto trimestre de 2020. Apesar disso, o superávit em conta corrente, aliado à sobrevalorização do dólar, faz a XP acreditar na moeda do bloco para além de US$ 1,20 em 2021.

3- Países emergentes

A XP vê com bons olhos o cenário chinês em 2021. A corretora estima crescimento do PIB da China em 1,8% neste ano e 8,5% no ano que vem. O principal ponto de alavancagem deve ser o investimento urbano, que deve crescer acima de 10%.

Já na América Latina, o horizonte também é favorável. As previsões são de que a vacina contra a Covid-19 esteja disponível a curto prazo para a região. Além disso, os preços internacionais altos de commodities e a expectativa de continuidade de valorização  do petróleo em 2021 são outros fatores favoráveis. A XP espera que o México cresça cerca de 5,5% em 2021, depois do recuo de aproximadamente 9% neste ano. Para a Argentina, a projeção é de 6,5% em 2021, depois de baixa de 10% em 2020.

4 - Brasil

O próximo ano no Brasil, de acordo com a XP, será de muitas incertezas e expectativas nos mais diversos setores. A maior delas, talvez, seja relativa à economia, drasticamente afetada pela pandemia. A recuperação em andamento do mercado de trabalho deve permitir que o consumo avance mais do que a renda. Destaca-se também a política monetária expansionista, que, segundo a corretora, também deve ajudar a impulsionar a demanda doméstica. Com isso, a XP acredita que o PIB continue crescendo ao longo de 2021, porém em ritmo mais lento que o apresentado neste segundo semestre de 2020.

A corretora também chama atenção para uma possível continuidade do auxílio emergencial, que poderia provocar um aumento do risco fiscal, pressionando os juros e as expectativas de inflação.

Outra das muitas incertezas para o próximo ano brasileiro são as reformas. O assunto que ficou sendo amplamente discutido ao longo de 2020 poderá tomar novos rumos no ano que vem. Segundo a XP, a prioridade deve ser a PEC Emergencial, graças a pressões fiscais. Além disso, a corretora ressalta que pode haver avanço nas discussões quanto às reformas Tributária e Administrativa.

5 - B3

A XP Investimentos se diz esperançosa quanto à bolsa de valores brasileira no próximo ano. Os motivos são as vacinas, que podem trazer uma volta à normalidade para o mundo, a continuação da recuperação econômica global, mais estímulos por parte dos governos e Bancos Centrais e o começo de uma migração de fluxos para os mercados emergentes.

Com isso, a corretora projeta o Ibovespa alcançando 130.000 pontos até o fim de 2021. 

6 - ESG

O documento destaca os holofotes nos investimentos ESG (práticas ambientais, sociais e de governança, na sigla em inglês) ao longo dos últimos tempos no mundo. O Brasil, porém, ainda está amadurecendo na questão. Segundo a corretora, esse deve ser um dos pontos mais relevantes para as empresas no mundo todo e aponta o tema como “megatendência”.

O relatório diz que as ações ESG vêm para estabelecer uma relação mais equilibrada entre a busca por retornos financeiros e a gestão dos impactos das atividades empresariais no meio ambiente e nas comunidades.

A XP destaca, então, alguns aspectos principais para esse tema no futuro. Entre eles, as mudanças climáticas e os fatores sociais se mostram como os pontos mais impactantes.

Pensando nisso, a corretora fez uma seleção com as 10 empresas mais bem posicionadas nos critérios ESG para 2021. São elas: Ambev, B3, Banco do Brasil, Cemig, EDP, Ouro Fino, Natura, Localiza, Santander e Ultrapar.

7 - Investimentos em 2021

A XP acredita que o caminho para bons resultados nos investimentos seja a diversificação. Em um ambiente de incertezas, moldado por uma espera da imunização da população global, a corretora acredita que se preparar para diversos cenários seja a melhor solução.

Com isso, o documento acredita que o cenário mais provável seja o de que ”reformas em linha com o esperado” aconteçam. Os lucros das empresas continuariam a se expandir e a Selic registraria “alta muito gradual”. Para esse cenário, a corretora recomenda um portfólio equilibrado.
 

Deixe seu Comentário

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Baixe nosso app: