sábado, 27 de abril de 2024
Fique atento

Confira os assuntos que podem movimentar o mercado nesta segunda-feira (12)

Reforma administrativa, divulgação da inflação nos Estados Unidos e zona do euro e mais destaques

13 setembro 2021 - 07h25Por Redação SpaceMoney

Quer saber quais são as principais notícias que podem influenciar o mercado hoje? Um balanço das principais bolsas mundiais? Como o dólar fechou? Confira:

Balanço das bolsas

O Ibovespa fechou a sexta-feira (10) em queda, acumulando uma semana negativa, principalmente por conta do cenário político do país.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 0,79%, a 114.454,68 pontos, contabilizando uma perda de 2,12% na semana. O volume financeiro na sessão somou R$ 29,1 bilhões.

As bolsas de Nova York fecharam em baixa, diante das perspectivas econômicas e o posicionamento de dirigentes do Federal Reserve (Fed). Os três principais índices (Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq) encerraram a semana em queda.

Na Europa, os principais índices fecharam em queda, em meio à incertezas da economia global. Os investidores ainda estão digerindo a decisão política do Banco Central Europeu (BCE), divulgada na quinta.

Já na Ásia, as bolsas fecharam a sexta em alta generalizada, reagindo à notícia de que os presidentes dos Estados Unidos e da China conversaram por telefone, após meses sem contato.

Dólar

O dólar fechou em alta contra o real nesta sexta-feira, em uma semana que foi marcada por fortes turbulências devido às manifestações de 7 de setembro e da carta de ‘pacificação’ do presidente Jair Bolsonaro.

A moeda à vista teve valorização de 0,82%, a R$ 5,2661. Na semana, o dólar acumulou ganho de 1,59%. Em 2021, a cotação sobe 1,52%.

Veja os assuntos mais importantes:

Precatórios

O Ministro Paulo Guedes disse na semana passada que deve se reunir nesta segunda-feira (13) com o Suprem Tribunal Federal (STF) e os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal para tentar encontrar uma solução para o problema dos precatórios.

O governo busca uma maneira de realizar os pagamentos sem desrespeitar o teto de gastos e sem colocar em risco as contas públicas.

Reforma administrativa

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) informou que a reforma administrativa deverá ser votada ainda nesta semana na comissão que analisa o assunto.

Promessa de campanha do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a reforma tem a intenção de enxugar a máquina pública e diminuir os gastos com funcionalismo público.

Juros nos Estados Unidos

Inicia nesta terça-feira (14), o primeiro dia de reunião do Federal Reserve, o Banco Central norte-americano. Dentre os assuntos, o encontro decidirá a taxa de juros das próximas semanas no país.

O anúncio dos juros será feito na próxima quarta-feira (15).

Inflação

A inflação oficial dos Estados Unidos e da zona do euro deverá ser divulgada na terça-feira e na sexta-feira, respectivamente.