sábado, 27 de abril de 2024
Criptomoedas

Confira 5 dicas para investidores iniciantes no mercado cripto

Para quem pretende iniciar - ou já está investindo neste universo de criptomoedas - é importante se atentar às particularidades e, de preferência, estudar relatórios e consultar especialistas para que as melhores decisões sejam tomadas

11 março 2022 - 12h04Por Redação Spacemoney

O mercado de criptomoedas vem sendo cada vez mais debatido, em parte pelos altos valores em torno das transações e pela volatilidade. Além disso, o setor encontra-se em plena expansão e tem atraído cada vez mais entusiastas não só no Brasil, como em todo o mundo.

Para quem pretende iniciar, ou já está investindo neste universo de criptomoedas, é importante se atentar às particularidades e, de preferência, estudar relatórios e consultar especialistas para que as melhores decisões sejam tomadas com base em análises fundamentalistas.

Por vezes, investidores buscam o mercado cripto como forma de diversificar sua carteira de investimento e ampliar as possibilidades de lucro, uma vez que há muitas opções além dos ativos mais populares, como Bitcoin e Ethereum.

De acordo com Orlando Telles, sócio-fundador e diretor de research da Mercurius Crypto, casa de pesquisa em criptoativos, são vários os fatores que, quando combinados, podem fazer com que investimentos direcionados a criptoativos tenham sucesso ou não.

“Independente do mercado, investidores precisam direcionar seus recursos de forma assertiva, fazer análises eficientes e, desta forma, montar um portfólio promissor”, diz o especialista. Momentos de euforia, por vezes, podem ser um complicador, já que muitos investidores podem agir de forma menos racional com objetivo aumentar os lucros, sem que seja feita uma análise consistente do mercado cripto.

Para Telles, temas relacionados ao universo cripto estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, a tendência é que mais canais de informação surjam, facilitando o entendimento do público quanto ao funcionamento e à dinâmica deste universo.

“Nunca se falou tanto em criptomoedas. Há menções na televisão, nas redes sociais, nos portais de notícias, sempre com perspectivas positivas e negativas. Por mais que o tema seja abordado com mais frequência, o que por sua vez pode aproximar o público não especializado, o excesso de informação também pode atrapalhar, principalmente se não forem acompanhadas de fonte confiável”, comenta.

Como forma de evitar golpes, esquemas ilegais e prejuízos, Telles destaca que o principal caminho é estudar o mercado. Quedas drásticas em um dia, valorização exorbitante dos criptoativos no outro são questões que, ao mesmo tempo, atraem e causam desconfiança nos investidores iniciantes.

“A chuva de informações pode prejudicar bastante as decisões dos investidores, principalmente no início, quando ainda há tantas dúvidas. Além disso, o mercado de criptoativos vai muito além do que se imagina”, diz o especialista ao destacar que ainda há quem pense que o mercado de cripto se resume a moedas virtuais. “O setor cripto tem inúmeros modelos de negócios, que podem e devem ser analisados como qualquer outra classe de ativos”, diz.

Com isso, Telles destaca cinco dicas para os investidores iniciantes do mercado de criptomoedas:

Entenda como funciona a blockchain

Essa é a base para qualquer aplicação no mercado de criptoativos e fundamental para entender as atualizações dos ativos, potenciais riscos, limitações, entre outros pontos. A maioria dos investidores não faz ideia de como funciona a tecnologia responsável por criar o mercado de criptomoedas
 

Invista nos ativos que você conhece a fundo

A diversificação no desconhecido é o pior erro que pode ser feito. Além de que a grande maioria dos projetos que existem no mercado de cripto tendem a não se consolidar e, até mesmo, falir, assim como ocorre nas empresas do mundo real. Então, fique de olho em criptos mais consolidadas como Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH)

Monte uma tese de investimento

Este é um ponto central para definir as alocações, além de diferenciar ruídos e sinais no mercado de cripto. Trata-se de um conjunto de princípios e referências do investidor ou do veículo de investimento que definem a escolha de ativos.

Aprenda a custodiar seus ativos

No mercado de cripto, diferente do mercado tradicional, há a responsabilidade sobre a custódia dos ativos. Compreender os melhores caminhos para isso é algo fundamental. É preciso aprender, na teoria e na prática, a melhor forma de guardar e proteger as criptomoedas.

Não entre nos Hypes! Estude antes

É sempre importante lembrar que investir em cripto é arbitrar o tempo em relação a uma grande inovação tecnológica. Isso demanda calma e paciência. Agir por impulso, sem base fundamentalista, pode ser um mau negócio.

Além dos pontos citados acima, Telles ressalta outros fatores que devem ser encarados com atenção por quem está começando no ramo dos criptoativos. “É sempre importante ficar alerta aos sinais de descumprimento de questões regulatórias. O marketing agressivo, assim como as promessas de rendimento elevado sem justificativa clara, são pontos de atenção em qualquer tipo de aplicação”, completa.