domingo, 28 de abril de 2024
Notícias

Comissão do Senado aprova nomes indicados por Lula para diretoria do BC

Paulo Picchetti é professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e Rodrigo Teixeira funcionário de carreira do Banco Central e secretário da Casa Civil

28 novembro 2023 - 12h01Por José Chacon
Plenário do Senado FederalPlenário do Senado Federal - Crédito: Foto: Sérgio Lima, Poder 360

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (28) dois nomes para compor a diretoria do Banco Central (BC): Paulo Picchetti, professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas), e Rodrigo Teixeira, funcionário de carreira do BC e secretário da Casa Civil.

No entanto, uma nova votação ainda precisa ocorrer no plenário para que os escolhidos tomem posse.

A princípio, os dois nomes foram escolhidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para as diretorias de Assuntos Internacionais e de diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, respectivamente.  

Sobretudo, Picchetti é mestre em Economia pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Economics pela University of Illinois - System. Hoje, atua como professor da FGV. Segundo a faculdade, ele tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos Quantitativos em Economia.

Ele já foi coordenador de índice de preços na Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e atua hoje em função similar na FGV Ibre, onde coordena o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal).

Já Teixeira é funcionário de carreira do Banco Central desde 2002 e atualmente está cedido para a Casa Civil onde é secretário especial adjunto de análise governamental.

Ele é mestre e doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e professor do Departamento de Economia da PUC-SP. Ele já trabalhou com Haddad na Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão da cidade de São Paulo entre 2013 e 2015, período em que o ministro da Fazenda foi prefeito.