quinta, 28 de março de 2024
Ações

Coinbase cai com medidas rígidas da China contra as criptomoedas

90% da capacidade de mineração de Bitcoin da China foi abruptamente interrompida durante o fim de semana

21 junho 2021 - 14h36Por Investing.com

Por Dhirendra Tripathi, do Investing.com - As ações da Coinbase (NASDAQ:COIN) tinham uma queda de mais de 3% nesta segunda-feira (21), depois de mais de 90% da capacidade de mineração de Bitcoin da China ser abruptamente interrompida durante o fim de semana.

De acordo com o jornal estatal Global Times, muitas das mineradoras de Bitcoin na província de Sichuan, no sudoeste da China - uma das maiores bases de mineração de criptomoedas da China - foram fechadas em meio a uma intensificação da repressão nacional contra a mineração de moedas digitais.

Sichuan é a segunda maior província mineira de bitcoin da China e o país é responsável por mais de metade da produção global de bitcoin.

O Bitcoin estendeu suas perdas no fim de semana e caía 6,23%, sendo negociado na faixa dos US$ 32.400. Ethereum e Dogecoin também apresentaram quedas respectivas de 9% e 21%. Polkadot caía 12%.

A Comissão de Desenvolvimento e Reforma da Província de Sichuan, e o Departamento de Energia de Sichuan emitiram uma nota conjunta esta sexta-feira exigindo o encerramento de 26 projetos suspeitos de mineração de criptomoedas até domingo, de acordo com a Reuters.

O anúncio ordenou às empresas estatais de eletricidade de Sichuan que realizassem inspeções e que fizessem as correções. Elas devem interromper imediatamente o fornecimento de energia para os projetos de mineração de criptomoedas que forem detectados.

Alguns operadores do setor esperavam que os reguladores em Sichuan, onde a energia hidroelétrica é abundante, pudessem adotar uma abordagem mais branda, mas a última proibição ressalta a determinação dos reguladores chineses em refrear o comércio especulativo das criptomoedas para controlar os riscos financeiros, segundo o Global Times.