sexta, 26 de abril de 2024
Pressão sobre os preços

Citi eleva projeção do IPCA para 2022

Segundo os economistas do banco, as pressões sobre os preços se mostram mais persistentes que o esperado

06 abril 2022 - 12h17Por Redação Spacemoney

A recente onda de pressões globais sobre os preços e, internamente, o aquecimento do setor de serviços fez o Citi revisar para cima suas projeções para inflação no Brasil para 2022 e 2023.

O banco agora espera um IPCA terminando em 7,6% no fim deste ano (de 6,7% anteriormente) e em 3,9% no final do ano que vem (3,3% anteriormente).

"A inflação corrente continua surpreendendo para cima, tanto no número cheio como nas medidas subjacentes (...) Isto é, as pressões sobre os preços se mostram mais persistentes que o esperado, o que piora a perspectiva de médio prazo através do canal inercial", dizem os economistas do Citi em relatório.

Eles ponderam que, mesmo contabilizando a valorização do real, questões como a guerra entre Rússia e Ucrânia e a escalada das restrições relacionadas à covid na Ásia acabam tendo um efeito líquido positivo sobre a dinâmica inflacionária.

O Citi também passou a esperar uma inflação acima do centro da meta de 3,25% em 2023 pela primeira vez.
Até então, a projeção estava ancorada “presumindo que o Copom iria levar a Selic onde fosse necessário para o entregar a inflação no centro da meta estabelecida. Esta percepção enfraqueceu desde que o Copom demonstrou intenção de interromper o ciclo de aperto em 12,75%. apesar do processo corrente de desancoragem das expectativas", diz o relatório.

Para a Selic, o banco segue com sua projeção de 13,25% no fim do ciclo.