quinta, 18 de abril de 2024
Nova alternativa

Fintechs oferecem conta PJ digital para empreeendedores como alternativa ao cheque especial

Alternativa chega custando em torno de 5% ao mês e não deixa o saldo "negativo"

23 novembro 2021 - 16h08Por Redação SpaceMoney
 - Crédito: Emil Kalibradov/Unsplash

Para abrir e manter uma empresa, é comum surgir a necessidade de utilizar uma fonte externa de financiamento. Nesses momentos, muitos recorrendo ao uso do cheque especial.

O cheque especial funciona como um limite pré-aprovado para quando o cliente gasta mais do que o disponível em sua conta corrente. Quanto mais tempo o usuário depender do cheque especial, maiores serão os juros cobrados em cima do valor aberto. 

De acordo com o Banco Central do Brasil, se forem levados em conta os serviços dos cinco maiores bancos em operação do país, a taxa de juros do cheque especial pode ultrapassar 13% ao mês.

No entanto, existem outras alternativas para empresas que precisam de financiamento rápido para quitar dívidas e manter a gestão financeira em dia. A BizCapital, fintech de soluções financeiras para PMEs, disponibiliza a BizConta, conta PJ digital que, além de ter custo zero em transações via TED ou Pix e mensalidade grátis, ainda conta com acesso ao MaisBiz, crédito pré-aprovado para quitar boletos da empresa.

"MaisBiz é uma linha de crédito pré-aprovado, exclusiva para o cliente BizConta, que busca quitar as contas do seu negócio e ter a segurança de pagar o valor com juros abaixo do cheque especial. Inspirado no conceito Buy Now, Pay Later, onde o cliente quita boletos agora e paga de volta somente 30 dias depois, o MaisBiz chega ao mercado com 5% de juros, bem abaixo dos 13% praticado nos cheques especiais pelos grandes bancos", afirma Francisco Ferreira, CEO e cofundador da BizCapital.

Além dos juros mais baixos, a BizConta oferece também o valor total do crédito pré-definido, ou seja, o cliente sabe exatamente quanto pagará no final. No cheque especial, o valor é pós-definido. Outro ponto é que, ao utilizar o cheque especial, a pessoa automaticamente fica com saldo negativo. Já ao contratar o MaisBiz, o cliente fica com um valor em aberto referente ao crédito contratado, mas o saldo permanece o mesmo, não prejudicando o score de crédito da empresa. Além disso, há a possibilidade de pagamento antecipado com desconto no valor final.

"O cheque especial não oferece as melhores condições para o empreendedor. Não adianta adquirir um serviço rápido e fácil e depois se afundar nos juros elevados. É por isso que a pesquisa é fundamental para qualquer pessoa que busca um empréstimo. Outras opções, como linhas de microcrédito na conta PJ, se mostram melhores e mais confiáveis", conclui Ferreira.