sexta, 26 de abril de 2024
Investidores

Cerca de 16% das classes D/E realizaram investimentos em 2021

Dados, divulgados nesta sexta-feira, fazem parte da pesquisa Raio-X do Investidor Brasileiro e mostram que ainda falta conhecimento sobre os tipos de investimentos disponíveis

06 maio 2022 - 18h59Por Redação Spacemoney
 - Crédito: Andre Taissin/Unsplash

Um levantamento da Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais (Anbima) em parceria com o Datafolha, mostra que cerca de 16% dos brasileiros da classe D/E investiram em algum produto financeiro em 2021.

Os dados, divulgados nesta sexta-feira, fazem parte da pesquisa Raio-X do Investidor Brasileiro e mostram que apesar desta participação, a falta de conhecimento sobre os tipos de investimentos disponíveis no mercado entre as pessoas dessas classes ainda é grande.

O índice de investidores das classes A/B foi de 52% e o da classe C, 29%, em 2021. Entre as pessoas da classe D/E, 82% disseram não conhecer/não utilizar algum produto financeiro, enquanto na classe A/B essa fatia é de 44% e na C, de 67%.

"É esperado que um número menor de famílias das classes D/E consigam poupar e investir. Inclusive, uma parcela significativa dessas famílias vive em situação de vulnerabilidade social. Mas é importante olharmos com mais atenção para essas famílias que conseguem investir, para entender as suas estratégias, avaliar se há produtos e serviços adequados às necessidades delas e entender que tipo de iniciativas de educação financeira podem ajudá-las a poupar e investir melhor", avalia Marcelo Billi, superintendente de Comunicação, Certificação e Educação de Investidores da Anbima.

Segurança

Na hora de escolher onde investir, as pessoas das classes D/E preferiram colocar dinheiro em bens duráveis e imóveis (3%), além de seus próprios negócios (3%). As aplicações financeiras, por sua vez, apareceram em apenas em 1% das respostas nesse grupo, fatia bem menor quando comparada às das classes A/B (14%) e C (5%).

A poupança foi o produto financeiro mais utilizado entre os investidores das classes D/E, na preferência de 14% dos investidores desse grupo, seguindo o comportamento das pessoas das outras classes. Quase um terço dessas pessoas (28%) que investiram fizeram mais de um aporte no ano e 24% ao menos uma vez.

Para 41% deles, a vantagem de se fazer aplicações é a segurança financeira ou a possibilidade de conseguir juntar uma reserva. Os investidores das classes D/E ainda esperam que a aplicação dê um bom retorno (14% dos respondentes) e consideram um ponto positivo poder resgatar a aplicação, sem prejuízo, em caso de necessidade - vantagem indicada por 8% das pessoas desse grupo.

O principal objetivo para mais de um terço dos entrevistados das classes D/E (34%) é pegar esse recurso aplicado e realizar o sonho da casa própria, preferência também apontada entre as classes A/B (28%) e C (28%).

Outros 15% querem utilizar esse dinheiro como uma reserva de emergência e há uma fatia relevante dessas pessoas (12%) que buscam recursos para empreender, mais do que as das classes A/B (6%) e C (8%).

*Com informações do Estadão Conteúdo