quinta, 28 de março de 2024
Decisão tomada

Caixa e BB (BBAS3) desistem da saída da Febraban, após entidade se manter pró-manifesto

Os dois bancos avaliaram que a saída seria um problema maior do que o necessário

03 setembro 2021 - 10h45Por Investing.com
 - Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por Ana Beatriz Bartolo, Investing.com - A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou nesta quinta-feira (03) que mantém o apoio ao manifesto pedindo a harmonia entre os Poderes, mas alfinetou a decisão unilateral da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) em adiar a publicação oficial do documento.

O pronunciamento da Febraban fez com que a Caixa e o Banco do Brasil (BBAS3) recuassem na tentativa de deixar a entidade.

"A Febraban considera que o conteúdo do manifesto, aprovado por sua governança própria, foi amplamente divulgado pela mídia do país, cumprindo sua finalidade", disse o comunicado. A declaração também acrescenta que a entidade "não ficará mais vinculada às decisões da Fiesp, que, sem consultar as demais entidades, resolveu adiar sem data a publicação do manifesto".

De acordo com a coluna do Lauro Jardim, n'O Globo, o posicionamento da Febraban foi suficiente para que os comandos da Caixa e do BB considerassem que não haveria brechas para qualquer decisão de abandonar a organização. Os dois bancos avaliaram que a saída seria um problema maior do que o necessário e segundo um dirigente do BB, “no fim das contas, não terá manifesto nenhum".

*Com informações de Reuters