sexta, 19 de abril de 2024
Commodities

Café arábica avança 2,3% na ICE com foco no clima do Brasil

Os preços do açúcar também subiram

07 outubro 2021 - 16h38Por Reuters

Por Marcelo Teixeira e Nigel Hunt, da Reuters - Os contratos futuros do café arábica na ICE fecharam em alta de mais de 2% nesta quinta-feira (7), com o mercado esperando para ver se choveria o suficiente no Brasil nos próximos dias para ajudar no florescimento da safra do próximo ano. Os preços do açúcar também subiram.

Café

O café arábica para dezembro fechou em alta de 4,45 centavos de dólar, ou 2,3%, em 1,979 dólar por libra-peso.

Os operadores disseram que ainda existem preocupações de que as condições de seca no maior produtor, Brasil, possam prejudicar o florescimento da safra do próximo ano, embora chuvas estejam previstas para os próximos dias.

"O mercado continua impulsionado pelo clima no Brasil e pelas interrupções, relacionadas à covid, que afetam o comércio na Ásia", disse a Organização Internacional do Café (OIC) em uma atualização mensal.

A OIC reduziu sua estimativa para o saldo da oferta global de café em 2020/21 de 2,63 milhões de sacas, no relatório anterior, para 2,38 milhões de sacas.

Os estoques de arábica na ICE caíram para menos de 2 milhões de sacas pela primeira vez desde maio e o café robusta para novembro fechou em alta de 3 dólares, ou 0,1%, em 2.119 dólares a tonelada. O foco do mercado de robusta está começando a se voltar para a colheita no Vietnã, maior produtor, que deve começar no próximo mês.

Açúcar

O açúcar bruto para março fechou em alta de 0,07 centavo de dólar, ou 0,4%, em 19,84 centavos de dólar por libra-peso.

Os operadores disseram que faltava ao mercado qualquer tendência geral clara, enquanto os volumes de negociação estavam baixos. Eles afirmam que os especuladores, que estão há mais de um ano no mercado, podem começar a reduzir essa posição se os preços não subirem mais.

O açúcar branco para dezembro avançou 2,00 dólares, ou 0,4%, em 510,50 dólares a tonelada.