sexta, 29 de março de 2024
O&G

BTG divulga relatório do setor de óleo e gás de países da América Latina; Venezuela registra baixa

26 novembro 2020 - 17h13Por Redação SpaceMoney

Relatório divulgado na última quarta-feira (25) pelo banco de investimentos BTG Pactual revela que a produção de óleo e gás (O&G), em outubro deste ano, teve diferentes comportamentos em alguns dos principais exportadores do continente americano. O levantamento analisou Argentina, Colômbia, México e Venezuela.

Segundo o documento, a produção de petróleo da Argentina permaneceu estável pelo quinto mês consecutivo. A produção total do recurso no país aumentou 0,1% na comparação mensal, para 472 mil barris de óleo equivalente por dia (boed). A estabilidade da produção durante o mês foi sustentada por um aumento nos campos de petróleo operados pela empresa Vista Oil & Gas.

Na Colômbia, a produção total de O&G teve uma queda de 0,5% na comparação mensal, porém com uma perda mais acentuada quando analisada na comparação anual, ficando em 14%, conforme mostra o relatório. Em contraponto, o documento ressalta que as exportações de petróleo avançaram 5% em comparação com setembro, ficando em 516 mil boed.

Venezuela

O BTG também chama atenção para a baixa produção de petróleo da nossa vizinha Venezuela, que atingiu 367 mil boed. No país, que possui as maiores reservas de petróleo do mundo, esse foi o nível mais baixo em 75 anos.

O banco se mostra pessimista quanto a uma possível recuperação da produção de petróleo na Venezuela porque “apesar da eleição de Biden, as sanções dos EUA não devem ser suspensas no curto e médio prazo”.

Na América do Norte

Na parte de cima do mapa, a situação também encontra desafios. A produção de O&G do México caiu 1,6% na comparação anual. Sua produção de petróleo atingiu uma média de 1,62 milhões boed, uma baixa de 2,1% ante o mesmo período do ano passado.

Segundo a Pemex, empresa estatal mexicana de petróleo e gás natural, a produção deve se recuperar até o final do ano.