domingo, 28 de abril de 2024
Empresas

BRB (BSLI4): S&P Global rebaixa perspectiva dos ratings do banco; confira análise da XP

Os principais fundamentos foram os índices de capitalização pressionados nos últimos trimestres, além da queda da rentabilidade

29 setembro 2023 - 10h54Por Redação SpaceMoney

Na última terça-feira (26), a S&P Global rebaixou a perspectiva dos ratings do BRB (BSLI4) – Banco de Brasília – para negativa, ante estável. 

O rating em escala nacional também foi rebaixado para ‘brAA-‘, ante ‘brAA’. Já as classificações em escala global de curto e longo prazos foram reafirmadas em ‘B+ / B’, respectivamente.


Os principais fundamentos que levaram ao rebaixamento pela agência foram os índices de capitalização pressionados nos últimos trimestres, além da queda da rentabilidade.

A XP ressaltou em relatório que, em junho de 2023, os índices de capital Nível 1 e de Capital Principal foram de 9,5% e 7,9%, respectivamente, e o índice de Basileia permaneceu acima de 14%. 

Entretanto, no trimestre anterior, tais indicadores permaneceram próximos dos níveis mínimos (8,6% e 7,0%), e em dezembro de 2022 o índice de capital ajustado pelo risco (RAC – risk-adjusted capital) havia registrado apenas 5,0%, abaixo do considerado apropriado pela agência. 


O ROAE (return on average equity) caiu para 5,0% no primeiro semestre de 2023, percentual semestral mais baixo desde 2014, segundo a instituição.

"Neste sentido, a perspectiva negativa reflete a possibilidade de novo rebaixamento dos ratings do BRB nos próximos doze meses se houver piora das métricas de capitalização", afirmam as analistas Camilla Dolle, Mayara Rodrigues e Natalia Moura. 


A S&P Global também apontou que o capital do banco está enfraquecido devido ao seu crescimento significativo nos últimos anos, aliado à menor rentabilidade.

Apesar disso, a agência afirmou que a captação de recursos (funding) e a liquidez do BRB permanecem adequados. 

Por fim, a S&P acredita ainda também que uma potencial emissão de ações (follow-on) poderia ajudar a equalizar a sua estrutura de capital, entretanto não há visibilidade do prazo e o montante a ser levantado, a depender das condições de mercado.