sexta, 29 de março de 2024
Ministro da Economia

Brasil deve terminar ano com zero perdas de emprego no mercado formal, diz Guedes

18 dezembro 2020 - 11h12Por Investing.com
O ministro da economia, Paulo GuedesO ministro da economia, Paulo Guedes - Crédito: Pedro França/Agência Senado

Por Ana Carolina Siedschlag, da Investing.com - Graças aos programas de auxílio às empresas e outros recursos de combate aos efeitos da pandemia, o Brasil deve encerrar 2020 com zero perdas de emprego no mercado formal, disse o ministro da Economia, Paulo Guedes, em coletiva nesta sexta-feira (18).

Guedes disse, no entanto, que o fim do auxílio emergencial e de outros benefícios deve “engrossar” as estatísticas de desemprego no próximo ano com o aumento da busca por empregos no mercado de trabalho das pessoas consideradas “invisíveis”.

Segundo ele, a agenda de reformas estruturais prevista até o início deste ano foi convertida em uma agenda para medidas emergenciais com a chegada do vírus ao país, “uma mudança de 180º”, mas que, “mesmo durante essa confusão, essa guerra contra a pandemia”, não foi deixada de lado.

Guedes citou o Marco do Saneamento, o Marco do Gás e a Lei de Falências e os avanços na independência do Banco Central e no Marco da Cabotagem. Também mencionou conversas sobre acordos com Mercosul e União Europeia.

"Também já estávamos alinhados com o Congresso para aprovar o Pacto Federativo e a Reforma Administrativa quando fomos impactados pela pandemia. Agora vamos voltar", disse.