domingo, 28 de abril de 2024
CORRUPÇÃO

Brasil cai 10 posições, fica em 104º lugar com 36 pontos em índice anticorrupção, aponta relató

Desmantelamento na gestão Bolsonaro contribui para a queda do Brasil no ranking de percepção da corrupção em 2023

30 janeiro 2024 - 17h40Por Redação SpaceMoney
Brasil desce 10 posições em índice de corrupção, revela relatório da Transparência InternacionalBrasil desce 10 posições em índice de corrupção, revela relatório da Transparência Internacional

O Índice de Percepção da Corrupção (IPC) de 2023, divulgado pela Transparência Internacional nesta terça-feira (30), apontou uma queda de 10 posições para o Brasil, que agora ocupa o 104º lugar no ranking. Com 36 pontos, o país enfrenta uma situação desafiadora na luta contra a corrupção, conforme destacado no relatório que ressalta o desmantelamento na gestão Bolsonaro.

Desde 1995, o IPC avalia 180 países e territórios, atribuindo notas em uma escala de 0 a 100. Quanto maior a pontuação, maior é a percepção de integridade do país. Com mais de dois terços dos países pontuando abaixo de 50, a média global ficou em 43 pontos, e 23 nações observaram uma queda em suas pontuações.

A Dinamarca lidera o ranking com 90 pontos, seguida pela Finlândia (87), Nova Zelândia (85) e Noruega (84). Por outro lado, a Somália ficou na última posição, com apenas 11 pontos.

Na análise regional das Américas, o Brasil ficou atrás de países como Uruguai (76 pontos), Chile (66 pontos), Cuba (42 pontos) e Argentina (37 pontos).

A Transparência Internacional atribui a responsabilidade pelo declínio do Brasil ao governo anterior de Jair Bolsonaro, acusando-o de desmantelar os marcos legais e institucionais anticorrupção construídos ao longo de décadas. O relatório destaca o enfraquecimento dos sistemas de Justiça como fator contribuinte para a redução da capacidade estatal de prevenir e enfrentar a corrupção.

A Controladoria-Geral da União (CGU) respondeu ao relatório, afirmando que trabalha diariamente para identificar e corrigir riscos de corrupção em políticas públicas. Além disso, a CGU destaca avanços no controle social, transparência e acesso à informação.

A Transparência Internacional faz recomendações ao governo federal, incluindo o desenvolvimento de uma política nacional anticorrupção com participação da sociedade, total transparência orçamentária e o fim de mecanismos de negociação política, como o "orçamento secreto". A entidade também enfatiza a necessidade de promover a inclusão e diversidade em nomeações de alto escalão e no Poder Judiciário, além de sugerir a remoção de funcionários de alto escalão sob investigação por corrupção.

Com informações da Agência Brasil