segunda, 29 de abril de 2024
Empresas

Bmg (BMGB4): 3º trimestre marca retomada, segundo VP de negócios do banco

Flávio Guimarães afirma que a companhia focou em conter custos para melhorar eficiência no período

05 dezembro 2023 - 11h00Por Mari Galvão
Flávio Guimarães, VP de Sustentação de Negócios do Banco Bmg (BMGB4)Flávio Guimarães, VP de Sustentação de Negócios do Banco Bmg (BMGB4) - Crédito: Divulgação

No terceiro trimestre de 2023, o Bmg (BMGB4) reverteu o prejuízo registrado no segundo trimestre deste ano.

Após um resultado negativo de R$ 14 milhões de abril a junho de 2023, o valor ficou positivo em R$ 72 milhões nos três meses subsequentes. 

Para Flávio Guimarães, VP de Sustentação de Negócios do Banco Bmg, o resultado do terceiro trimestre marca uma retomada da instituição. 

“O balanço é resultado de um trabalho que a gente começou a fazer já há alguns meses e agora começa a refletir nos números”, afirmou em entrevista à SpaceMoney

Guimarães apontou que a instituição financeira teve dois direcionadores principais. O primeiro foco foi conter os custos para melhorar eficiência. 

Por outro lado, o banco também ajustou o ambiente de crédito, se desfazendo de uma carteira arriscada e restringindo a concessão de crédito. 

 

Clientes 

No terceiro trimestre, o Bmg atingiu a marca de 13,2 milhões de clientes. Destes, 57% possuem produtos de crédito e 22% de seguros. Os produtos consignados representam 60% da carteira do BMG.

O VP de Sustentação de Negócios da instituição apontou que, nos últimos anos, o formato digital foi o principal vetor para atrair clientes. Agora, essa situação está mudando e o banco digital se torna cada vez mais um canal de relacionamento. 

“O cliente quando vem por meio de canal físico já chega com produtos de crédito e renda contratados”, explica.  

 

Análise 

Para a Genial Investimentos, o trimestre de julho a setembro marcou a gestão recente do CEO Felix Cardamone, que assumiu o cargo em abril deste ano. 

Os analistas Eduardo Nishio, Lorenzo Giglioli e Wagner Biondo ressaltaram que, desde a sua chegada, o diretor-presidente demonstrou habilidade ao gerar resultados a curto prazo. 

Cardamone iniciou uma reestruturação nas áreas de análise de crédito, cobrança, fraude e onboarding. 

“Essas iniciativas visam reduzir a inadimplência, aprimorar a precificação e fortalecer o controle das despesas”, destacou a equipe. 

Para 2024, a Genial espera que o banco apresente rentabilidade muito mais alta, e pode chegar próximo a 10% (vs. 3,4% em 2023E). Para a casa, as novas medidas adotadas pela gestão devem impulsionar os rendimentos.