segunda, 29 de abril de 2024
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BB (BBAS3) cria ferramenta de consultas digitais para cartonistas e beneficiários do INSS

A solução proporciona uma melhor experiência do cliente, além de ganho de eficiência para o banco, afirma José Ricardo Sasseron, vice-presidente de Negócios de Governo e Sustentabilidade do Banco do Brasil

04 outubro 2023 - 09h17Por Redação SpaceMoney
Sede do Banco do BrasilSede do Banco do Brasil - Crédito: Marcelo Camargo, da Agência Brasil

O Banco do Brasil (BBAS3) lança nesta semana uma ferramenta inédita no setor bancário de consulta digital aos extratos e aos saldos para beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que recebem pagamentos via cartão-benefício. 

O Banco acumula 5,5 milhões de beneficiários do INSS, desses, 2,3 milhões recebem através do cartão do seguro social, o que significa que não têm o benefício vinculado a uma conta corrente ou poupança.

 A consulta ao extrato é válida a todo esse público, ou seja, mesmo para quem não é correntista do banco.

Segundo o BB, esses beneficiários que não são vinculados a contas, os chamados cartonistas, podem acessar os dados do benefício na Plataforma Setor Público do banco, que centraliza serviços públicos financeiros e não financeiros a correntistas e não correntistas.

Antigamente, a consulta aos saldos e extratos só poderia ser feita com a ida do cliente até as agências físicas ou terminais de autoatendimento. 

No último ano, a média mensal de consultas de saldos e extratos de benefícios nos canais físicos somou 4 milhões.

Para acessar o serviço, os beneficiários usam login e senha da plataforma gov.br, do Governo Federal, sendo que são necessários os níveis de segurança prata ou ouro.

"A inclusão digital desse público é um passo importante, já que muitos enfrentam dificuldades com a distância e locomoção para chegarem até os pontos físicos de atendimento", diz em nota o vice-presidente de Negócios de Governo e Sustentabilidade do BB, José Ricardo Sasseron.

Para ele, a solução proporciona uma melhor experiência do cliente, o que possibilita que todos os beneficiários do seguro social consultem seu extrato no conforto do seu lar, além de ganho de eficiência para o BB.