sexta, 26 de abril de 2024
Em linha com Ibovespa

Bancos recuam de olho em tributação extra por combustíveis

02 março 2021 - 11h38Por Investing.com

Por Ana Carolina Siedschlag, da Investing.com - O setor financeiro da B3 (SA:B3SA3) recuava, em linha com a queda de 2,13% do Ibovespa, na esteira do aumento na tributação dos bancos para compensar o corte em impostos federais sobre os combustíveis, estimado pelo governo em R$ 3,67 bilhões.

O presidente Jair Bolsonaro editou um decreto e uma medida provisória nesta segunda-feira (2) para reduzir a zero as alíquotas do PIS/Cofins incidentes sobre a comercialização e a importação do óleo diesel, por dois meses, e do gás de cozinha, sem um prazo definido.

Parte da compensação pela redução dos tributos virá do aumento da Contribuição Social sobre Lucro Liquido, a CSLL, de instituições financeiras como os bancos.

Santander Brasil (SA:SANB11) caía 0,43%, liderando as quedas, enquanto Bradesco (SA:BBDC4) recuava 0,06%. Já Itaú Unibanco (SA:ITUB4) e Banco do Brasil (SA:BBAS3) subiam 0,36% e 0,75%, respectivamente. O índice IFNC, que mede o desempenho de uma carteira teórica no setor, recuava 0,72%.

Veja como as ações operaram hoje no Ibovespa