domingo, 28 de abril de 2024
Empresas

Banco Pine (PINE4): S&P atribui rating brA-, com perspectiva estável

Pine se destaca com melhora nos negócios em relação a outros bancos em níveis similares de ratings

29 novembro 2023 - 10h58Por Lucas de Andrade

Na última segunda-feira, 27 de novembro, a S&P Global Ratings, atribuiu o rating de crédito de emissor de longo prazo brA- na Escala Nacional Brasil ao Banco Pine (PINE4).

Segundo a agência classificadora de risco, a avaliação baseia-se na visão de que o Banco Pine tem tido sucesso na implementação de sua estratégia.

A retomada de resultados positivos, com lucros crescentes originados, em grande parte, da expansão no segmento de varejo colateralizado, além de outras linhas de negócios já existentes, como operações estruturadas, tesouraria e mesa de clientes, contribuiu para a atribuição do rating.

De acordo com Noberto Nogueira Pinheiro Jr., diretor-executivo e Relações com Investidores do Banco Pine, a elevação foi resultado de um contínuo foco no crescimento sustentável e diversificado, seja no âmbito de geração de receitas quanto na criação de novas linhas de negócio, somados à estratégia de eficiência operacional e excelência na alocação de capital.

"O rating atribuído demonstra que estamos no caminho certo da execução de nossa estratégia. Com este patamar de rating, nossas áreas de negócio poderão acessar uma base ainda maior de clientes e ampliaremos nossas possibilidades de instrumentos de captação", explica.

A avaliação da posição de risco incorpora a concentração de sua carteira de crédito e seu rápido crescimento nos últimos anos, mitigados pela boa qualidade desses ativos.

Dentre os diferenciais competitivos, o Pine conseguiu expandir seus negócios continuamente em conjunto com seus lucros, sem apresentar deterioração significativa da qualidade de crédito da carteira ou das métricas de capital regulatórias.
Com foco na diversificação, o Pine pretende expandir todos os negócios e segmentos nos próximos exercícios: crédito corporativo, mesas, mercado de capitais e serviços e varejo colateralizado.

"Após o robusto crescimento e a entrega consistente de resultados nos últimos trimestres, estamos confiantes e temos a clara visão de que continuaremos a escalar os nossos negócios e carteiras de crédito e a gerar resultados financeiros saudáveis e sustentáveis", conclui Noberto.

 

As informações são de Agência MAVERICK 360.