quinta, 25 de abril de 2024
Juros brasileiros

Banco Inter eleva projeção da taxa Selic para 4% em 2021

18 fevereiro 2021 - 09h38Por Investing.com

Por Ana Carolina Siedschlag, da Investing.com - O Banco Inter (SA:BIDI4) elevou a estimativa para a taxa básica de juros, a Selic, de 3,5% para 4% em 2021, citando a recuperação mais rápida que o esperado para a economia brasileira e a iminência da aprovação do auxílio emergencial, que deve se converter em nova pressão inflacionária.

Segundo a economista-chefe do banco, Rafaela Vitória, em relatório divulgado nesta quarta-feira (17), o aumento dos preços ocasionado pela volta do pacote de ajuda deve demandar a retirada de estímulos extraordinários via Selic já a partir de março.

O banco também revisou a projeção de IPCA de 3,6% para 3,9% para 2021. Para o primeiro semestre de 2021, com alta acumulada de 6% em 12 meses, resultado do efeito do choque de oferta nos preços dos alimentos e combustíveis nos últimos meses.

O relatório aponta que a demanda maior impulsionada pelo novo auxílio e o avanço da vacinação no país podem gerar uma inflação mais persistente também no segundo semestre, avançando para acima do centro da meta.

Para o PIB, o Banco Inter aposta em crescimento de 4%, que pode chegar a 4,5% “caso a vacinação ultrapasse 70% dos grupos prioritários no primeiro semestre de 2021”.

A economista pondera, ainda, que o risco fiscal segue como o principal fator que pode impactar o cenário em 2021 e que o novo auxílio requer medidas de contrapartida que garantam o cumprimento do Teto de Gastos e sinalizem a estabilização da dívida.

Veja como as ações operaram hoje no Ibovespa