quarta, 08 de maio de 2024
SpaceNews

Banco do Brasil (BBAS3) prorroga vencimentos e limites de créditos para população do RS

Com isso, o banco busca minimizar a situação de vulnerabilidade pela qual passam famílias dessa região após fortes chuvas

12 setembro 2023 - 08h43Por José Chacon
Fachada Banco do BrasilFachada Banco do Brasil - Crédito: Divulgação

O Banco do Brasil - BB (BBAS3) vai prorrogar parcelas a vencer e limites de crédito para pessoas físicas e jurídicas do Rio Grande do Sul (RS). A medida integra o pacote de ações emergenciais para os clientes do Estado, impactados por fortes chuvas nas últimas semanas.

A prorrogação será automática e atenderá vencimentos previstos pelos próximos 90 dias. O plano também fornecerá flexibilizações em produtos e serviços como crédito, seguros e operações do agronegócio. 

Além disso, o BB vai ampliar o prazo para convênios locais de crédito consignado para 96 ou 120 meses, de acordo com as condições de mercado e as respectivas autorizações, e conceder até seis meses de carência para o BB Crédito Consignado, BB Crédito Salário e Renovação.

Nos cartões de crédito, o banco vai postergar por 30 dias os ciclos de fatura ainda não iniciados, e vai prorrogar por 30 dias os das faturas vigentes, bem como ofertar a renegociação de dívidas com juros menores, e isentará de cobranças de encargos por 60 dias clientes que ficarem inadimplentes.

Quanto ao financiamento imobiliário, a instituição fará a repactuação extraordinária das próximas quatro parcelas de capital e encargos básicos dos clientes.

As micro e pequenas empresas terão acesso a crédito com linhas governamentais como Pronampe e Peac, capital de giro, financiamentos e recebíveis. No Pronampe, as dívidas podem ser reperfiladas por até 72 meses. As demais operações terão prazo de 30, 36 ou 48 meses para reperfilamento.

Em nota, a presidente do BB, Tarciana Medeiros, afirma que a diretoria do banco tomou as medidas necessárias para atender clientes e municípios atingidos. "Estamos atentos a tudo o que está ocorrendo na região. Fiz questão de acionar todas as nossas equipes de gerentes e superintendentes que trabalham nesses municípios atingidos para verificar no que podemos continuar ajudando”.

Segundo a executiva, a prioridade agora é contribuir para minimizar a situação de vulnerabilidade pela qual passam famílias dessa região.

 

Chuvas no RS

Fortes chuvas têm atingido o Rio Grande do Sul desde o primeiro domingo do mês (3), causando e enchentes e deixando ao menos 46 mortos e mais de 25 mil pessoas desalojadas no estado.

De acordo com a Defesa Civil gaúcha, ao menos 21 cidades foram afetadas pela tempestade.

A previsão do tempo atual aponta que os próximos dias serão de muita chuva em todo o RS. De acordo com meteorologistas, a maior preocupação ocorre a partir desta terça-feira (12), onde diversas regiões do estado, incluindo o Vale do Taquari, podem registrar acumulados superiores a 100 milímetros até quinta-feira (14).