sexta, 26 de abril de 2024
Inovação e oportunidades

Banco Carrefour anuncia incubadora de startups e pode ser cliente dos próprios colaboradores

Novo projeto do núcleo financeiro do Grupo oferece a oportunidade de funcionários desenvolverem soluções para o mercado e criarem seu próprio negócio

10 maio 2021 - 13h25Por Redação SpaceMoney

O Grupo Carrefour Brasil anunciou na manhã desta segunda-feira (10) o novo programa de intraempreendedorismo do Banco da companhia. Nele, funcionários de toda a instituição poderão se capacitar, desenvolver produtos e, ao fim do processo, optar por criar startups próprias com novas soluções ao mercado. O Carrefour oferece, como garantia, ser o primeiro cliente dos projetos idealizados por seus colaboradores.

A iniciativa do projeto começou ainda em dezembro de 2020, quando aconteceram os primeiros eventos com desenvolvedores de software, designers e outros profissionais relacionados à área de programação. Os eventos tiveram como foco a capacitação dos colaboradores e a disponibilização de dados para o desenvolvimento das soluções. De lá, saíram quatro projetos selecionados que agora estão em fase de estudo de viabilidade.

O desenvolvimento de cada solução segue até o mês de junho, quando os funcionários passarão por um novo estágio de aceleração dos projetos em um Bootcamp, formato que une um treinamento intensivo com a aplicação na prática. Após esta etapa, acontecem as apresentações finais para a diretoria do Banco Carrefour.

A partir daí, os participantes, em conjunto com a empresa, poderão optar por três alternativas: a permanência com vínculo atual de trabalho, a incorporação do projeto como uma nova área de negócio dentro da instituição financeira ou, ainda, o desenvolvimento de sua própria Startup com base no projeto apresentado.

Neste último caso, o Banco encerra o contrato com cada um dos envolvidos e passa ser cliente ou investidor da nova empresa criada, oferecendo um aporte inicial para início da operação.

"Estamos falando aqui de um novo modelo de empreendedorismo. A empresa oferece a capacitação, a mentoria, as ferramentas e o espaço para discussão. O colaborador entra com a criatividade, o insight, a ideia inovadora. Ao final, juntos, podemos gerar oportunidade de novos negócios para todos e fortalecer o ecossistema", afirma Charles Schweitzer, head de inovação do Banco Carrefour.

Com informações de Loures Consultoria.