domingo, 28 de abril de 2024
SpaceMercado

B3 (B3SA3) lança plataforma para negociação de ativos de renda fixa

Ambiente será desenvolvido com tecnologia totalmente em nuvem e possibilitará maior volume, transparência e automatização nas negociações

03 julho 2023 - 16h17Por Redação SpaceMoney
 - Crédito: Divulgação

A B3 (B3SA3) lançou uma nova plataforma, desenvolvida totalmente em nuvem, para a negociação eletrônica de ativos de renda fixa no mercado secundário, onde títulos são negociados entre os investidores, permitindo a liquidez desses ativos.

No futuro, a plataforma substituirá por completo a atual plataforma de negociação Trader, onde são negociados títulos públicos e privados como debêntures, CRIs, CRAs, cotas de fundos fechados, entre outros.

Além disso, irá atender bancos, corretoras, buy side, gestoras de fundos e demais clientes institucionais.

A migração da plataforma de negociação de renda fixa para a nuvem faz parte do projeto de modernização das plataformas da B3 que a companhia tem trabalhado desde o ano passado, quando anunciou parceria com a Microsoft e a Oracle.

Essa tecnologia permite que a expansão de capacidade seja muito mais rápida e realizada de acordo com a demanda dos clientes.

O lançamento da plataforma está previsto para 1°de agosto e a entrega será realizada em fases, que se estenderão até o primeiro semestre de 2024.

A plataforma já está em fase de testes com os clientes e os primeiros produtos a serem negociados na nova plataforma serão os títulos públicos federais indexados NTNB, LFT e NTNC; títulos públicos pré-fixados LTN e NTNF; e operações casadas.

“Além de modernizar a tecnologia, estamos focados em entender como podemos otimizar os serviços para que eles sejam entregues de forma mais rápida, segura e com custos mais eficientes para os nossos clientes”, explica Afonso Rossatto, Head de Produtos de Renda Fixa na B3.

O executivo afirma que esse movimento está inserido na evolução contínua das plataformas da B3 para atender e antecipar demandas do mercado.

Hoje, todas as etapas que acontecem no mercado secundário de renda fixa, desde a negociação até a liquidação, ainda utilizam trocas de arquivos entre os participantes para efetivação das operações, o que acaba impactando o número de negociações ao longo do dia.

A nova plataforma entregará essas funcionalidades automatizadas e integradas com a depositária da B3, o que permitirá aumentar o tempo e, consequentemente, o volume de negociação desses ativos.

 

Mercado de Renda Fixa na B3

O mercado secundário de renda fixa na B3 conta atualmente com cerca de 2.600 investidores e 465 instituições cadastradas. Esses investidores movimentam R$ 7,7 bilhões por dia em negociação de títulos públicos e R$ 2,3 bilhões por dia em negociação de títulos privados.

Dentre os produtos para negociação, a B3 conta com mais de 1500 debêntures cadastradas, mais de 1700 certificados de recebíveis do agronegócio e imobiliários (CRIs e CRAs), além de quase 1000 cotas de fundos.

 

(Informações da B3)