domingo, 28 de abril de 2024
Índices

B3 (B3SA3) lança índice de futuro de cupom de inflação

IDAP5 B3 reflete o IPCA mais uma taxa de juros

22 setembro 2023 - 10h05Por Redação SpaceMoney
 - Crédito: Divulgação

B3 (B3SA3) lançou, nesta sexta-feira (22), o IDAP5, novo índice de renda fixa que acompanha o resultado de uma carteira teórica de contratos futuros de cupom de IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), conhecidos no mercado como DAP.

O ativo refletirá a variação do índice mais uma taxa de juros fixa, como acontece nos títulos de inflação do mercado.

“Os índices ajudam a criar alternativas para o investidor acompanhar determinados mercados. No caso do IDAP5 B3, a rentabilidade está associada ao IPCA mais uma taxa de juros (cupom), um ótimo comparativo para investimentos de renda fixa que acompanham o IPCA”, pontua Henio Scheidt, gerente de Índices da B3.

“Com o lançamento de produtos de investimentos ligados a eles, o investidor pode inserir essa estratégia em seu portfólio sem a necessidade de renovar a compra de títulos com essa característica ou mesmo se preocupar com os vencimentos. É uma forma de unir os benefícios da renda fixa e de produtos listados como o ETF”, afirma o gerente. 

O cálculo do índice será disponibilizado no site da B3.

 

Metodologia

O IDAP5 B3 será constituído por uma carteira teórica de contratos futuros de cupom de IPCA e compra de ativos que reflitam uma rentabilidade de 100% da taxa DI.

A carteira é composta por cinco contratos do DAP, com vencimentos nos próximos 5 anos, considerando os vencimentos em maio para anos ímpares e em agosto para anos pares. Os contratos serão ponderados igualmente no índice no dia do rebalanceamento.

 

Contrato futuro de cupom de IPCA (DAP)

O DAP é um derivativo que funciona como uma ferramenta de proteção contra flutuações da taxa de juro real brasileira. O cupom de IPCA é a taxa de juro real calculada pela diferença entre a taxa média dos depósitos interfinanceiros de um dia (DI) e a inflação medida pelo Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O DAP é umas das principais ferramentas usadas pelo mercado para hedge de títulos públicos e privados, troca de indexadores e para olhar trajetória da inflação em nosso país.

Tags: B3, b3sa3