sábado, 27 de abril de 2024
Empresas

B3 (B3SA3) lança índice com melhores ações pagadoras de dividendos derivado do Ibovespa

O índice terá na sua primeira composição 21 empresas que pagam os maiores valores de dividendos em relação ao preço da ação

29 setembro 2023 - 09h59Por José Chacon

A B3 (B3SA3) anunciou, na última quinta-feira (28), a criação do Ibovespa Smart Dividendos (IBSD), primeiro índice derivado do Ibovespa em 55 anos, focado em apresentar empresas do indicador que se destacam nos pagamentos de dividendos aos acionistas. 

 

O IBSD entrará nos sistemas tradicionais da B3 na próxima segunda-feira (2).

 

O índice terá na sua primeira composição 21 empresas que pagam os maiores valores de dividendos em relação ao preço da ação, e irá vigorar até 29 de dezembro deste ano, quando deve passar por um processo de rebalanceamento, como ocorre com os outros índices acionários, segundo a B3.

 

"É simbólico termos o primeiro índice derivado do Ibovespa B3 no ano em que ele completa 55 anos", afirmou o gerente de índices da B3, Henio Scheidt, em comunicado.

 

Os critérios para uma empresa ser adicionada incluem, além de pertencer ao Ibovespa, estar entre as 25% maiores pagadoras de dividendos, considerando a média ponderada dos últimos seis anos, dando mais peso para os anos recentes, e a normalização de pagamentos muito acima da média da companhia.

 

Os critérios de ponderação, ou seja, o peso de cada papel no índice, contemplam um "score dividendo" - maiores pagadores, recorrência e menor oscilação nos proventos pagos - e um limite máximo de 20% por empresa.

 

A princípio, os cinco papéis com maior peso no novo índice são:

 

  • Taesa (TAEE11) unit, com 5,80%; 

  • Telefônica Brasil (VIVT3), com 5,80%; 

  • BB Seguridade (BBSE3), com 5,69%; 

  • Santander Brasil (SANB11) unit, com 5,54%; 

  • Engie (EGIE3) Brasil, com 5,49%.

 

De acordo com a B3, caso existisse desde 2013, o índice teria acumulado alta de 142% até o final de agosto. No mesmo período, o Ibovespa subiu 87%.

 

Tags: B3, b3sa3, Ibovespa