domingo, 28 de abril de 2024
Empresas

Aura Minerals (AURA33) atinge produção de 64.875 GEO1 no terceiro trimestre

A produção do período aumentou em todas as minas em operação, em comparação ao trimestre anterior

10 outubro 2023 - 07h48Por Lucas de Andrade

A Aura Minerals (AURA33) reportou a prévia dos resultados de produção de suas minas em operação - Aranzazu, Ernesto/Pau-a-Pique (EPP), San Andres, e Almas -, referentes ao terceiro trimestre.

No período, a produção total da Companhia atingiu 64.875 onças equivalentes de ouro (GEO1).

A produção do período aumentou em todas as minas em operação, em comparação ao trimestre anterior.

 

Destaques

A produção total em GEO aumentou 34% entre julho e setembro, em comparação com o o trimestre anterior, devido ao início da produção comercial na mina de Almas, ocorrido em agosto deste ano, e a maior produção das minas Aranzazu, San Andres e EPP.

Quando comparado com o terceiro trimestre retrasado, a produção em GEO aumentou em 12%.

 

Em Aranzazu, a produção total foi de 27.933 GEO, em linha com as expectativas da companhia e 11,0% acima que o registrado no segundo trimestre deste ano, devido principalmente a maior tonelagem de alto teor processada.

Na comparação com o mesmo intervalo do ano passado, a produção apresentou um crescimento de 7,0%.

 

Em EPP, a produção atingiu 11.185 GEO, número 62% maior que no segundo trimestre e 38% menor que no terceiro trimestre retrasado.

Este aumento da produção decorreu dos avanços em zonas de alto teor na cava de Ernesto e a uma redução no processamento dos estoques de médios e baixos teores.

 

Em San Andres, a produção alcançou um volume 7,0% acima do reportado no trimestre anterior.

Este foi o terceiro trimestre consecutivo no qual San Andres reportou aumento em sua produção, o que pode ser atribuído aos esforços em retomar os patamares de produção da mina com a atualização do sistema de empilhamento, com a instalação de novos transportadores móveis, entre outras melhorias.

 

Em Almas, a produção foi de 8.214 GEO, considerados apenas dois meses de produção. Almas iniciou produção comercial em agosto e os resultados do processo de ramp up da operação superaram os benchmarks de mercado.

 

Rodrigo Barbosa, presidente e CEO da Aura comentou:

Alcançamos um aumento significativo no volume de produção em todas as nossas operações neste trimestre. Além disto, destacamos o avanço expressivo do ramp up da operação de Almas, a qual alcançou produção comercial em tempo recorde e superou os benchmarks do nosso setor. Por fim, concluímos e publicamos o Estudo de Viabilidade do projeto Borborema, o qual apresenta retornos atrativos, além de garantimos o financiamento do projeto e já iniciamos as obras para sua construção. Tudo isso demonstra o quanto nossa equipe está comprometida e trabalhando firme para atingirmos as 450.000 oz anualizados até o final de 2025.